PESQUISAR ESTE BLOG

sábado, 22 de outubro de 2022

Exercícios de Física sobre o Efeito Doppler - com gabarito

Questão 01- FATEC - 2019/2 - Para explicar o efeito Doppler, um professor do curso de Mecânica brinca com o uso de personagens de um desenho animado. Ele projeta uma figura do carro de Fred Flintstone no episódio em que ele e Barney Rubble eram policiais. A figura mostra a representação do carro visto de cima se deslocando para a direita com velocidade constante em módulo.
Na figura ainda, ele representa, em outra perspectiva, as personagens Betty Rubble e Wilma Filntstone. Os círculos representam as frentes de ondas sonoras de “YABBA DABBA DOO” emitidas pela sirene.


Considere que as observadoras Betty Rubble e Wilma Flintstone estejam em repouso na posição apresentada na figura. Em relação ao som emitido do carro de Fred e Barney, é correto afirmar que 
A) Wilma o escutará com uma frequência menor que a de Betty. 
B) Wilma o escutará com uma frequência maior que a de Betty. 
C) Betty o escutará mais intenso que Wilma. 
D) Betty o escutará mais agudo que Wilma. 
E) Betty o escutará mais alto que Wilma.

Questão 02 - IFSul 2015/2 - Leia com atenção o texto que segue O som é um tipo de onda que necessita de um meio para se propagar. Quando estamos analisando a produção e a captação de uma onda sonora, estamos diante de três participantes: a fonte sonora, o meio onde ela se propaga e o observador que está captando as ondas. Temos então três referenciais bem definidos. O tipo de onda captada dependerá de como a fonte e o observador se movem em relação ao meio de propagação da onda. Vamos considerar o meio parado em relação ao solo. Neste caso temos ainda três situações diferentes: a fonte se movimenta e o observador está parado; a fonte está parada e o observador está em movimento; a fonte e o observador estão em movimento. Nos três casos podemos ter uma aproximação ou um afastamento entre a fonte e o observador. 
Adaptado de: http://www.fisica.ufpb.br/~romero/ - Notas de Aula – Física Básica Universitária: Ondas Sonoras
O texto refere-se a um fenômeno ondulatório facilmente observado nas ondas sonoras. Esse fenômeno é denominado 
a) Superposição. 
b) Ressonância. 
c) Polarização.
d) Efeito Doppler.

Questão 03 - FGV-SP 2022 - O diretor de prova de uma corrida de F1 está parado ao lado da pista de um autódromo, quando um carro se aproxima dele, em alta velocidade, para receber a bandeirada de chegada.
Devido ao efeito Doppler, quanto ao som do motor do carro percebido pelo diretor de prova e pelo piloto do carro, nessa aproximação, pode-se afirmar que 
a) o diretor de prova e o piloto percebem sons de mesma frequência, mas de diferentes comprimentos de onda. 
b) o som percebido pelo diretor de prova se propaga mais rápido pelo ar do que o percebido pelo piloto. c) o diretor de prova e o piloto percebem sons de mesmo comprimento de onda, mas de diferentes frequências. 
d) o diretor de prova percebe um som cuja altura é maior do que a do som percebido pelo piloto. 
e) o som percebido pelo piloto é mais agudo do que o percebido pelo diretor de prova.

Questão 04 - ENEM PPL 2009 - A medida da velocidade de um veículo, utilizando radar, baseia-se no fato de que as ondas emitidas pelo radar e detectadas após serem refletidas pelo veículo em movimento têm frequências diferentes. Esse fenômeno é denominado Efeito Doppler. A onda refletida pelo veículo citada no texto é uma 
a) onda mecânica e se propaga com a velocidade do som. 
b)onda eletromagnética e se propaga com a velocidade da luz. 
c) onda mecânica e tem o mesmo comprimento de onda da onda incidente. 
d) onda eletromagnética que tem o mesmo comprimento de onda da onda incidente. 
e) onda eletromagnética que, devido à sua alta frequência, se propaga com velocidade maior que a velocidade da luz.

Questão 05 - UEFS 2015/2 - Todas as ondas mecânicas requerem alguma fonte de perturbação, um meio que possa ser perturbado e algum mecanismo físico pelo qual as partículas do meio possam influenciar uma às outras. Com base nos conhecimentos sobre Movimento Ondulatórios, é correto afirmar: 
a) O comprimento de onda é o menor tempo entre quaisquer dois pontos idênticos em uma onda. 
b) O ultrassom refere-se a ondas sonoras de uma frequência muito baixa para serem percebidas pelo ouvido humano. 
c) O efeito Doppler para o som é experimentado sempre que há um movimento relativo entre a fonte do som e o observador. 
d) Uma onda se deslocando por uma corda esticada apresenta uma velocidade que é diretamente proporcional à sua densidade linear de massa. 
e) Os deslocamentos que acompanham uma onda sonora no ar são deslocamentos transversais de pequenos elementos do fluido a partir de suas posições de equilíbrio.

Questão 06 - A comprovação experimental do efeito Doppler ocorreu em 1845, com o cientista Buys Ballot (1817 – 1890). Ballot verificou a alteração na percepção da frequência do som emitido por trompetistas que estavam em um vagão de trem. Marque a alternativa correta a respeito desse experimento. 
a) Na aproximação, Ballot verificou sons mais graves.
b) No afastamento, Ballot verificou sons mais altos. 
c) A alteração nas frequências produzida pelo efeito Doppler também foi observada pelos trompetistas. 
d) Na aproximação, o som percebido é mais alto. 
e) No afastamento, a frequência será maior que a frequência real emitida pelos trompetistas.

Questão 07 - EMESCAM 2012/2 - Uma das aplicações do Efeito Doppler em medicina, é a medição de fluxo sanguíneo através do desvio da frequência de um sinal ultrassônico emitido por um cristal e refletido pelas partículas móveis do sangue, por exemplo, as hemácias. Neste processo, quando as partículas recebem o sinal de ultrassom, absorvem parte deste e vibram na frequência que sentem efetivamente o sinal (frequência desviada). Simultaneamente, elas passam a funcionar como fontes móveis de ultrassom, emitindo sinal em todas as direções. Isto corresponde na realidade ao efeito de espalhamento. O sinal reemitido é então captado pelo cristal receptor. 

Em relação ao Efeito Doppler, a alternativa correta é: 
a) Quando a fonte está se afastando do detector em repouso, a velocidade das ondas de ultrassom e a frequência medidas pelo detector diminuem. 
b) Quando a fonte está em repouso e o detector está se afastando dela, a velocidade das ondas de ultrassom e a frequência medidas pelo detector aumentam. 
c) Quando a fonte está em repouso e o detector está se afastando dela, a velocidade das ondas de ultrassom e a frequência medidas pelo detector diminuem. 
d) Quando a fonte está se afastando do detector em repouso, a velocidade das ondas de ultrassom e o comprimento de onda medidos pelo detector diminuem. 
e) Quando a fonte está em repouso e o detector está se aproximando dela, a velocidade das ondas de ultrassom e a frequência medidas pelo detector diminuem.

Questão 08 - ULBRA 2013 - As ondas ultrassônicas têm muitas aplicações tecnológicas e médicas. O efeito Doppler é usado largamente para examinar e detectar anomalias no corpo humano. Desse modo, a frequência de um som aumenta pelo efeito Doppler quando: 
a) o observador se afasta da fonte. 
b) a fonte se afasta do observador. 
c) a distância entre o observador e a fonte aumenta. 
d) ambos emitem o mesmo som fundamental. 
e) a fonte se aproxima do observador.

Questão 09 - IBFC 2015 - Quando uma onda sonora atinge um objeto sólido, pode ocorrer de a frequência da onda refletida sofrer alteração, dependendo de o objeto estar se movendo ou não. Neste caso, o som pode vir a ser percebido de forma mais grave ou mais aguda. Assinale a alternativa que corresponde ao nome deste fenômeno. 
a) Interferência. 
b) Difração. 
c) Efeito Doppler. 
d) Ressonância.

Questão 10 - UNEMAT 2011/2 - Quando uma estrela ou galáxia se afasta da terra, nota‐se que a frequência captada da luz se desvia para o vermelho. O efeito contrário ocorre quando uma estrela ou galáxia se aproxima do nosso planeta. Registros de observações astronômicas realizadas em diversas partes do mundo comprovam que a maioria das estrelas sofre desvio para o vermelho. Isso significa dizer que essas estrelas estão se afastando da terra, ou seja, que o universo está em expansão (como se suas partes fossem componentes de algo que explodiu). Outras teorias estão sendo analisadas, mas esta parece ser uma das maiores evidências da ocorrência do Big‐Bang há bilhões de anos. 

Pode-se afirmar que o fenômeno Físico que melhor descreve a situação acima descrita é o: 
a) Efeito Joule. 
b) Princípio de Pascal. 
c) Efeito Doppler. 
d) Efeito Cerenkov. 
e) Princípio de Arquimedes.

GABARITO
01 - B
02 - D
03 - D
05  - C
06  - D
07 - C
08 - E
09 - C
10 - C

Nenhum comentário: