PESQUISAR ESTE BLOG

domingo, 6 de outubro de 2019

Exercícios de Geografia sobre o Japão - com gabarito

Questão 01 - FATEC 2015/1 - O Japão é um dos países mais industrializados do mundo. Esse país passou por momentos de abertura e fechamento de suas fronteiras, chegando a ficar quase 200 anos isolado. Quando reabriu os portos, no século XIX, teve início o seu processo de industrialização, que contou com importantes investimentos estatais em educação, preparando mão de obra barata e disciplinada. Os investimentos também ocorreram no setor de infraestrutura, principalmente em portos e vias de circulação. Outro fator do processo de industrialização do Japão foram os zaibatsu, que tinham grande influência sobre o governo e obtinham diversas vantagens. Sobre os zaibatsu, podemos afirmar corretamente que eram
a) Tigres Asiáticos que alavancaram a industrialização do Japão no pós Primeira Guerra Mundial até a década de 1970, quando migraram para a Coreia do Sul, Taiwan, Cingapura e Hong Kong.
b) empresas europeias de grande porte que, para conseguir maiores lucros, dominaram o processo de industrialização do Japão, desde a assinatura do Tratado de Kanagawa até a década de 1960.
c) grupos industriais e financeiros que se organizaram como conglomerados, atingindo grande tamanho e poder na economia japonesa entre a Era Meiji (1868-1912) e o final da Segunda Guerra Mundial.
d) pequenos industriais que foram favorecidos com a instituição da “lei das indústrias”, durante o governo do Conselho Supremo das Potências Aliadas, comandado pelo general Douglas MacArthur, que durou até 1952.
e) membros do partido nacionalista japonês que incentivaram o desenvolvimento endógeno da economia ao assinar, no fim do século XIX, a emenda Sakoku, que proibia a instalação de empresas estrangeiras no país.

Questão 02 - USCS 2019 - O sucesso industrial do Japão, obtido a partir da Segunda Guerra Mundial, chama atenção por contrastar com sua 
a) carência de matérias-primas e de fontes de energia. 
b) ausência de investimentos em educação e em qualificação profissional. 
c) especialização em commodities agrícolas e em bens de consumo não duráveis. 
d) elevada demanda por soluções ligadas aos setores bélico e militar. 
e) escassa disponibilidade de mão de obra e de infraestrutura técnica.

Questão 03 - UFU/2019/2 – Terceira maior economia mundial da atualidade, o Japão observou um processo de desaceleração econômica, acentuadamente na década de 1990. A principal causa desse processo deve-se
A) à queda nas exportações dos produtos japoneses destinados a seus vizinhos asiáticos, aos Estados Unidos e à Europa.
B) ao endividamento excessivo das famílias e das empresas, o que produziu um aumento artificial dos imóveis e de outros ativos no final de 1980.
C) à concorrência tecnológica e industrial imposta por países como Vietnã, Malásia e Tailândia, que passaram a dominar o mercado consumidor europeu.
D) ao crescimento demográfico excessivo e à falta de alimentos necessários à população crescente, aumentando a importação de gêneros agrícolas.

Questão 04 - ENCCEJA 2017 - O Japão produzia mais de 10 por cento da energia nuclear global, mas desativou temporariamente suas usinas depois do acidente de Fukushima, em março de 2011. O país se junta agora à Alemanha, Suíça e Bélgica como nações que decidiram eliminar suas usinas atômicas e investir mais em energias renováveis. Em Paris, o presidente da França, François Hollande, confirmou sua promessa de campanha de reduzir a energia nuclear de 75 para 50 por cento da matriz energética até 2025. 
Disponível em: http://exame.abril.com.br. Acesso em: 19 ago. 2014. 
A reportagem revela uma nova tendência estabelecida por alguns países que têm como objetivo 
a) reestruturar os custos de produção. 
b) incentivar a concentração industrial. 
c) prevenir a ocorrência de acidentes. 
d) minimizar o desperdício de recursos.

Questão 05 - FADESP 2019 - Vários fatores foram responsáveis pela rápida recuperação econômica japonesa. Esse período ficou conhecido como “milagre japonês” e se estendeu do final da Segunda Guerra Mundial até os anos de 1980. Sobre esses fatores, é correto afirmar que
A) os maciços investimentos estatais em educação contribuíram ainda mais para a qualificação da mão de obra e, também, junto com a iniciativa privada, promoveram maior crescimento em pesquisas e desenvolvimento tecnológico.
B) o crescimento da militarização do país permitiu maiores investimentos na industrialização de bombas nucleares e armamentos de última geração assim como gradativa introdução do Japão no processo de modernização da industrialização bélica.
C) a presença de abundantes jazidas de minérios e grandes reservas de combustíveis fósseis associada à reconstrução da infraestrutura do país contribuiu para que o Japão se transformasse em uma grande potência industrial.
D) em decorrência da elevação da produtividade e dos avanços tecnológicos nesse período, a exemplo da robotização, a mão de obra japonesa transformou-se em uma força de trabalho barata e explorada pelos donos de grandes empresas multinacionais.

Questão 06 - CESGRANRIO - O Japão é o país capitalista que, nas últimas décadas, apresentou os maiores índices de crescimento econômico. A seu respeito, considere as afirmativas a seguir:
I - Dentre os fatores que explicam o crescimento industrial japonês no pós-guerra, destacam-se os pequenos gastos militares e os baixos salários pagos aos trabalhadores, em comparação aos dos outros países desenvolvidos;
II - O Japão utiliza seus amplos recursos hidráulicos através de inúmeras pequenas e médias hidrelétricas, montadas sobre o curso encachoeirado de centenas de pequenos rios;
III - A maior parte da produção econômica é controlada por grupos, chamados Zaibatsu, que monopolizam a economia do país, altamente concentrada;
IV - A sua produção agrícola é elevada, de técnica apurada, permitindo o abastecimento alimentar integral de toda a população, sem necessidade de recorrer às importações.
Estão corretas apenas as afirmativas:
a) I e III
b) II e IV
c) I, II e III
d) I, III e IV
e) II, III e IV

Questão 07 - MACKENZIE 1996 - Nos últimos anos os novos centros industriais do Japão têm se instalado no interior do país, longe das tradicionais áreas portuário-industriais. Este deslocamento é explicado pela:
a) descoberta de importantes jazidas minerais na região.
b) necessidade de atender à demanda interna, concentrada no interior do país.
c) instalação de indústrias de alta tecnologia, menos dependentes de matérias primas.
d) carência de mão-de-obra nas áreas litorâneas.
e) mudança do perfil exportador da economia japonesa, agora voltado para os mercados dos "tigres asiáticos".

Questão 08 - PUC - A indústria japonesa desenvolveu-se aceleradamente no Pós-Segunda Guerra Mundial. Entre outros motivos, esse fato deveu-se:
a) aos grandes investimentos de capitais norte-americanos em grupos industrializados japoneses;
b) à presença, no país, de grandes reservas de carvão, petróleo e minério de ferro;
c) à existência de grande mercado comprador representado pela China e pela Coreia do Sul;
d) à localização privilegiada do país em relação aos mercados americanos e europeus;
e) à existência, no país, de enormes reservas de ouro que permitiram elevadas exportações de capitais.

Questão 09 -  UNESP 1996 - Pelas características geográficas, o Japão tem sérias dificuldades para suprir suas necessidades de energia e matérias-primas industriais. Esta realidade fez com que o país procurasse desenvolver, sobretudo,
a) produção de carvão vegetal junto às usinas siderúrgicas.
b) agroindústrias localizadas na zona rural.
c) grandes usinas siderúrgicas localizadas próximas às jazidas minerais.
d) grandes reservatórios para produção de energia hidrelétrica nas proximidades dos centros industriais.
e) indústrias de tecnologia avançada, como eletrônica, óptica e informática, em novos pólos industriais.

Questão 10 - MACKENZIE 2008 -  Até o início da década de 1990, no Japão, adotava-se uma prática, na qual cada empresa tinha sua própria política de licença maternidade, quando tinha alguma. A maior parte se contentava em conceder às gestantes algumas semanas de folga, quase sempre não remuneradas. Hoje, as empresas são obrigadas, legalmente, a conceder, às funcionárias, catorze semanas de licença maternidade (seis antes do parto e oito depois), seguidas da opção de retornar ao trabalho ou de ficar em casa, recebendo 50% do salário, até que o bebá faça um ano. Com base no texto, considere as afirmações abaixo.
I. Essas significativas e importantes mudanças se devem ao fato de o Japão estar praticamente inserido na transição demográfica avançada, que já ameaça a reposição, a médio e a longo prazo, da mão-de-obra ativa, no mercado de trabalho.
II. Foi necessária a alteração desses direitos, para que houvesse uma homogeneização de uma mesma política trabalhista em todas as unidades empresariais japonesas, reflexo da globalização e da ocidentalização de sua economia, em virtude das fusões empresariais com grupos europeus, sul-asiáticos e americanos.
III. Contribui, para essas mudanças, o atual nacionalismo e isolacionismo japonês, que vê riscos na diminuição populacional de seu mercado consumidor interno e como forma de o Japão se proteger das ameaças estrangeiras.
Está correto o que se afirma em
a) I, apenas.
b) II, apenas.
c) I e II, apenas.
d) II e III, apenas.

Questão 11 - FATEC 2003 - Esse espaço particular condicionou a formação de um determinado tipo de povoamento. O isolamento contribuiu para a formação de um povo singular, portador de uma língua singular (...). A insularidade contribuiu para que as ilhas sofressem mudanças mais rápidas e profundas do que aquelas observadas nos países continentais, cuja evolução foi mais lenta (...)".
Pitte, J.R. "Geografia". São Paulo, FTD, 1998. p. 52 (Adap.)
Assinale a alternativa que indica o país descrito.
a) Austrália.
b) China.
c) Japão.
d) Grécia.
e) Coréia do Norte.

Questão 12 - UNIRIO - Mesmo contrariando algumas expectativas, o Japão cresceu, e seu poderio internacional é bastante grande. Sobre a situação socioeconômica do Japão e seu processo de crescimento é INCORRETO afirmar que:
a) o arranque industrial do Japão provocou um déficit na balança comercial dos EUA, que nos últimos anos importam muito mais daquele país do que exportam para lá.
b) a construção de grandes complexos industriais-portuários no Japão está associada não só às características do seu espaço natural, mas também à sua dependência da importação de matérias-primas e fontes de energia.
c) as intensas relações entre as três grandes metrópoles japonesas - Tóquio, Osaka e Nagoya - resultaram na maior concentração urbana do mundo, formando uma verdadeira megalópole.
d) apesar das melhorias salariais e dos níveis de consumo alcançados nos últimos anos, o crescimento da indústria japonesa foi impulsionado pela exploração da força de trabalho que, além de receber baixos salários, cumpria um elevado número de horas de trabalho.
e) diferentemente do que ocorreu nos EUA, no Japão a intervenção do Estado na economia é praticamente nula, e cada empresa faz a sua política particular de investimentos, pesquisa, etc.

Questão 13 - UEMT - “A pobreza em recursos naturais, a escassez de terras agrícolas e a forte pressão demográfica caracterizavam esse país como áreas totalmente inviáveis para o crescimento econômico. No entanto, a atitude da sociedade em relação ao desenvolvimento, a frugalidade da população, o talento humano e a abertura da economia para o comércio exterior superaram as entraves das condições iniciais.” O texto melhor se aplica:
a) ao Japão;
b) à Índia;
c) a Israel;
d) ao Reino Unido;
e) ao Egito;

Questão 14 - UEA 2016 - Considerando as lideranças econômicas na atual ordem mundial, é correto afirmar que o Japão se destaca como 
a) um grande produtor de combustíveis refinados. 
b) uma expressiva economia socialista de mercado. 
c) uma potência industrial de alta tecnologia. 
d) um importante exportador de commodities. 
e) um significativo exportador de recursos naturais.

Questão 15 - FATEC 2015/2 - Karoshi é uma palavra japonesa que significa morte por excesso de trabalho. O Ministério da Saúde, Trabalho e Bem-Estar do Japão supervisionou 4 561 empresas em novembro de 2014 e descobriu que, em 2 300 delas, havia registros de horas extras ilegais. Desse total, 715 empresas tinham funcionários realizando individualmente mais de 100 horas extras por mês. Em 153 empresas, o número de horas extras realizado por alguns funcionários havia subido para 150 horas e, em 35, superou as 200 horas extras mensais por funcionário, trazendo, dessa forma, riscos à saúde e consequentemente à vida dos trabalhadores. Segundo dados oficiais, cerca de 200 japoneses morrem por ano por causa do excesso de horas de trabalho. O aumento do número de casos de karoshi verificados no Japão se deve, principalmente, 
a) ao atraso econômico do Japão, ainda decorrente da derrota desse país na Segunda Guerra Mundial. 
b) aos baixos salários pagos a todos os trabalhadores japoneses, que se veem obrigados a trabalhar até o esgotamento. 
c) à ausência de leis trabalhistas no Japão, como estratégia para aumentar a competitividade frente à concorrência internacional. 
d) às péssimas condições de trabalho e higiene verificadas nas indústrias de ponta do Japão, em razão dos reduzidos polos fabris do país. 
e) ao traço cultural do japonês que, para demonstrar lealdade e dedicação à empresa em que trabalha, realiza longas jornadas de trabalho.

Questão 16 - WIG 2022 - Quatro ilhas do arquipélago japonês apresentam grandes dimensões, correspondendo a 97% do território do país:
a) Honshu, Hokkaido, Kyushu e Shikoku.
b) Okinawa, Yakushima, Awaji e Aoshima.
b) Miyako-jima, Iriomote, Itsukushima e Etajima.
d) Ishigaki, Amami Ōshima e Taketomi.

Questão 17 - WIG 2022 - O principal produto cultivado no Japão é
a) o arroz.
b) a soja.
c) o milho.
d) o trigo.

Questão 18 - (MED. SJRP) – Todas as características abaixo podem ser aplicadas ao Japão atual, exceto: 
a) crescimento intenso dos centros urbanos. 
b) estrutura fundiária em que predominam latifúndios. 
c) existência de áreas montanhosas de difícil ocupação humana. 
d) grande dependência industrial de matérias-primas importadas. 
e) grande desenvolvimento das atividades pesqueiras.

Questão 19 - São afirmações corretas sobre o grande desenvolvimento industrial japonês, exceto: 
a) O renascimento dos zaibatsus e o auxílio norte-americano por meio de capitais contribuíram para o desenvolvi mento industrial do país. 
b) A mão de obra, hoje altamente técnica e robotizada, foi no passado apenas numerosa e barata quando se destacava na produção em série (fordismo), e hoje adota-se o toyotismo. 
c) A grande exportação de manufaturados é possível não somente por causa dos baixos salários, como também pelo aperfeiçoamento técnico. 
d) O país é grande importador de matérias-primas e energia, principalmente metais (ferro, cobre, manganês) e petróleo. 
e) A concentração industrial se faz presente nas regiões metropolitanas de Tóquio, Yokohama, Osaka, Kyoto, Nagoya, situadas ao norte da Ilha de Hokkaido.

Questão 20 - Cefet-CE 2004 - A política trabalhista no país se apoia, entre outros, nos seguintes aspectos: é comum os filhos terem emprego garantido na empresa em que o pai trabalha; cada empresa procura ter seu próprio sindicato, que inclui tanto os trabalhadores quanto seus dirigentes; as empresas recrutam os jovens para o trabalho, assim que eles concluem seus cursos em universidades ou em outras escolas; e, uma vez contratados, geralmente permanecem na mesma empresa até se aposentar. 
O país a que o texto se refere é: 
a) Holanda 
b) Suécia 
c) Cuba 
d) China 
e) Japão

GABARITO
01 - C
02 - A
03 - B
04 - C
05 - A
06 - C
07 - C
08 - A
09 - E
10 - A
11 - C
12 - E
13 - A
14 - C
15 - E
16 - A
17 - A
18 - B
19 - E
20 - E

Nenhum comentário:

Qualquer valor...

Faça Uma Doação para o Blog de Geografia

Você gosta das postagens do blog e gostaria de ajudar: Ajude o blog "Blog  de Geografia" a manter seu trabalho. Para isso conto co...