PESQUISAR ESTE BLOG

domingo, 13 de outubro de 2019

Exercícios sobre Malala Yousafzai - com gabarito

Questão 01 - VUNESP 2019 - A paquistanesa Malala Yousafzai, premiada em 2014 com o Premio Nobel da Paz, anunciou hoje (10.7.2018) que três brasileiras passam a integrar a Rede Gulmakai, uma iniciativa do Fundo Malala que apoia ativistas da área de
(http://twixar.me/0963. Adaptado)
A) Saúde.
B) Meio ambiente.
C) Educação. 
D) Liberdade de Expressão.
E) Direitos da criança.

Questão 02 - IDECAN 2019 - Em 2014, a ativista paquistanesa Malala Yousafzai é laureada com o Prêmio Nobel da Paz. Acerca de sua atuação e premiação, analise as afirmativas a seguir:
I. A premiação foi um reconhecimento por sua atuação e ativismo em prol do direito à educação, em especial de mulheres e crianças.
II. Nascida em 1997, tornou-se a pessoa mais jovem laureada com esse prêmio.
III. A premiação representou o primeiro ano no qual apenas uma pessoa ou entidade foi contemplada com o Prêmio, algo não ocorrente desde 2009, quando o ex-presidente dos Estados Unidos Barack Obama recebeu o mesmo prêmio.
 Assinale
A) se apenas a afirmativa I for verdadeira.
B) se apenas as afirmativas I e II forem verdadeiras. 
C) se apenas as afirmativas I e III forem verdadeiras.
D) se todas as afirmativas forem verdadeiras.
E) se apenas as afirmativas II e III forem verdadeiras.

Questão 03 - IDECAN 2017  - Um tribunal antiterrorista paquistanês condenou, em 2015, à prisão perpétua, 10 homens por tentativa de assassinato em 2012 contra Malala Yusafzai, a jovem que foi premiada com o Nobel da Paz 2014 e que lutava especificamente pelo(a)
A) fim do regime Talibã em seu país.
B) inserção da mulher no mercado de trabalho.
C) educação de meninas e adolescentes no Paquistão. 
D) emancipação feminina e o fim do uso obrigatório da burca.

Questão 04 - FGV-SP 2015/2 - 
http://educacao.uol.com.br/album/2013/07/12/ paquistanesa-atacada-por-defender-educacao-discursa-na-onu.htm 
A imagem retrata a jovem paquistanesa Malala Yousafzai em discurso na ONU, em julho de 2013, trajando o véu e o xale da ex-premiê do Paquistão Benazir Bhutto, assassinada em 2007 em um atentado político. 
Leia trechos do discurso de Malala: 
Queridos amigos, em 09 de outubro de 2012, o Talibã atirou no lado esquerdo da minha testa. Atiraram nos meus amigos também. Eles acharam que aquelas balas nos silenciariam. Mas falharam e, então, do silêncio vieram milhares de vozes. (...) O sábio ditado que diz A caneta é mais poderosa que a espada é verdadeiro. Os extremistas têm medo dos livros e das canetas. O poder da educação os assusta e eles têm medo das mulheres. (...) É por isto que eles mataram 14 estudantes inocentes no recente ataque em Quetta. E é por isto que eles matam professoras. É por isto que eles atacam escolas todos os dias: porque tiveram e têm medo da mudança, da igualdade que vamos trazer para a nossa sociedade. (...) Deixem-nos pegar nossos livros e canetas porque estas são as nossas armas mais poderosas. Uma criança, um professor, um livro e uma caneta podem mudar o mundo. 
http://www.ikmr.org.br/dia-malala-discurso-onu/ 
Com base no texto, o apelo lançado por Malala 
a) simboliza a luta das meninas para frequentarem a escola em países com restrições religiosas, culturais e políticas à instrução feminina, como no caso do Paquis tão, sob domínio Talibã, e da Índia, submetida à lei oficial da Sharia. 
b) advoga o princípio da educação como arma contra a discriminação muçulmana das minorias étnicoreligiosas curda e pachtun e como meio para pacificar a guerra civil em seu país. 
c) apoia a formação militar feminina, inspirando-se no programa de Benazir Bhutto, a primeira mulher a ocupar um cargo de chefe de governo de um estado muçulmano moderno. 
d) defende a educação como um dos direitos humanos básicos e como um meio para a libertação dos indivíduos de regimes e crenças excludentes e discrimina - tórios. 
e) sustenta o protagonismo feminino de todas as mulheres e condena todas as religiões, em nome da adoção de um sistema de educação laico e igualitário no Paquistão

Questão 05 - UNIFOR 2015/1 - Malala Yousafzai é uma jovem paquistanesa que comoveu o mundo com sua coragem e determinação para enfrentar os radicais islâmicos, tendo sofrido um atentado que quase lhe custou a vida. Assinale a alternativa CORRETA sobre Malala Yousafzai e sua luta. 
a)Ela defende o fim da obrigatoriedade das mulheres mulçumanas cobrir o rosto com véus; 
b)Malala luta pelo direito das mulheres mulçumanas fazer aborto quando desejarem; 
c)Entre os pontos defendidos por Malala, está o fim da ocupação americana no Iraque; 
d)Ela luta pelo direito das meninas mulçumanas de ir às escolas. 
e)Malala defende o casamento gay na sociedade mulçumana.

Questão 06 - IFS 2015 - O Nobel da Paz é um dos cinco Prêmios Nobel, legado pelo inventor da dinamite, o sueco Alfred Nobel e pode ser atribuído a pessoas ou organizações que estejam envolvidas num processo de resolução de problemas. Foram os ganhadores do prêmio Nobel da Paz de 2014:
a) A menina paquistanesa Malala Yousafzai e o ativista indiano defensor dos direitos das crianças, Kailash Satyrathi; 
b) O católico John Hume e o protestante David Trimble por lançarem uma proposta de acordo de paz na Irlanda do Norte;
c) O atual presidente timorense José Ramos-Horta e o bispo Carlos Filipe Ximenes Belo pelo trabalho em prol de uma solução justa e pacífica para o conflito em Timor Leste;
d) Ellen Johnson Sirleaf, a primeira mulher eleita presidenta na África, e a ativista Leymah Gbowee, ambas liberianas, reconhecidas pela atuação para mobilizar as mulheres da Libéria contra a guerra civil no país; e a jornalista e ativista iemenita Tawakkul Karman, que participa ativamente da luta pelos direitos das mulheres e pela democracia no Iêmen;
e) Muhammad Yunus (Bangladesh) e o Grameen Bank. Conhecido como o "o banqueiro dos pobres", o economista – e seu banco - por ser o grande mentor do microcrédito destinado aos desfavorecidos.

Questão 07 - VUNESP 2015 - O prêmio Nobel da Paz 2014, anunciado nesta sexta- -feira (10/10/14), foi dividido entre a paquistanesa Malala Yousafzai e um indiano. A paquistanesa é a vencedora mais jovem de um Nobel. 
(http://www1.folha.uol.com.br/mundo/2014/10/1530284-paquistanesa-malala-yousafzay-e-indiano-kailash-satyarthi-dividem-premio- -nobel-da-paz.shtml. Adaptado)
Malala obteve o prêmio devido
A) ao esforço para livrar as mulheres muçulmanas do uso da burca.
B) ao empenho para construir hospitais para crianças com aids.
C) à mobilização mundial para reduzir a fome na África.
D) à luta pelo direito de todas as crianças e jovens à educação. 
E) às campanhas por ela realizadas para adoção de crianças autistas.

Questão 08 - Instituto Consulplan 2021 - Malala Yousafzai desde muito jovem contava em um blog as dificuldades das meninas em receber educação no lugar onde morava, no Paquistão. Em 2012, aos 15 anos, ela sofreu um atentado a caminho da escola. Levada para a Inglaterra, ela sobreviveu. Malala é estudante ativista na luta pelos direitos humanos das mulheres e pela educação. Pela sua brilhante luta social, Malala ganhou o Prêmio Nobel de(a): 
A) Paz. 
B) Física. 
C) Literatura. 
D) Economia.

Questão 09 - EBMSP 2019/1 - Malala luta pelo acesso à escola de meninas no Paquistão e sobreviveu a uma tentativa de homicídio por parte de talibãs, em 2012. A jovem foi baleada por militantes em 9 outubro de 2012, no vale de Swat, na província rebelde paquistanesa de Khyber Pakhtunkhwa. O Talibã assumiu a autoria do ataque, alegando em comunicado que Malala foi visada por promover o “secularismo” no país. Depois de receber tratamento médico inicial no Paquistão, Malala foi enviada para o Reino Unido, onde reside atualmente com sua família.

Antes do atentado, Malala vinha fazendo campanha pelo direito das meninas à educação em Swat, além de ser uma crítica veemente dos extremistas islâmicos. Ela foi elogiada mundo afora por escrever sobre as atrocidades do Talibã num blog da BBC no idioma urdu.

Malala percorreu um longo caminho desde então, sendo um ícone internacional da resistência, do fortalecimento das mulheres e do direito à educação. Entre as numerosas distinções que recebeu está o prestigioso prêmio de direitos humanos Sakharov, da União Europeia. Ela também foi a ganhadora do Prêmio Nobel da Paz em 2014. Em seu próprio país, no entanto, é desprezada por muitos, que a acusam de ser agente dos EUA, decidida a difamar o Paquistão e o islã.

Em 2017, Malala foi nomeada Mensageira da Paz pela ONU. Numa cerimônia na sede das Nações Unidas em Nova York, o secretário-geral da ONU, António Guterres, entregou-lhe o grande prêmio, dizendo ter-se sentido inspirado pelo “compromisso inabalável” da jovem com a paz, assim como por sua “determinação em promover um mundo melhor”.
MALALA YOUSAFZAI vem a São Paulo falar sobre direito à educação Disponível em: http://www.cartaeducacao.com.br. Acesso em: set. 2018.

Da leitura do texto, pode-se inferir: 
a) Em 2012, ao ser socorrida por afegãos, Malala sobreviveu a uma tentativa de homicídio, na qual foi baleada pelo grupo terrorista do Talibã. 
b) Malala, ícone internacional de resistência, passou a lutar pelos direitos das meninas à educação em Swat, após sofrer um atentado por parte dos talibãs. 
c) Em 2014, Malala recebeu honrosamente o Prêmio Nobel da Paz, como um ícone internacional da resistência, pela sua atuação em prol do fortalecimento das mulheres e do direito à educação. 
d) Algumas pessoas do Paquistão, país de origem de Malala, a menosprezam por acreditarem que ela seja uma agente da América Central. 
e) Malala, Mensageira de Paz, recebeu este título, em 2017, concedido pelo povo islâmico, devido à sua atuação para fomentar um mundo mais pacífico.


GABARITO
01 - C
02 - B
03 - C
04 - D
05 - D
06 - A
07 - D
08 - A
09 - C

Nenhum comentário: