PESQUISAR ESTE BLOG

domingo, 6 de outubro de 2019

Exercícios de Geografia sobre a Rússia - com gabarito

Questão 01 - MACKENZIE 2015 - Em relação à distribuição dos recursos naturais da Federação Russa, considere as afirmativas: 
I. É considerado um dos países mais ricos em recursos minerais, devido a sua imensa extensão territorial e por possuir uma estrutura geológica diversificada. 
II. É o maior exportador de gás natural do mundo. Atualmente atravessa uma crise geopolítica com sua vizinha Ucrânia, antiga república soviética, culminando com a independência da península da Crimeia. 
III. Nas extensas bacias sedimentares dos Montes Urais o país dispõe de grandes reservas minerais das quais são exploradas, principalmente, jazidas de ferro, bauxita, cobre, potássio e amianto. 
IV. Há importantes usinas hidrelétricas localizadas nos rios da Bacia do Volga e nos rios Ienissei e Angara que cortam os planaltos da Sibéria Ocidental.
Estão corretas, apenas, 
a) I e II.
b) II e III. 
c) III e IV. 
d) I, II e III. 
e) I, II e IV.

Questão 02 - FGV 2015 - Os impasses sobre a Ucrânia elevaram tensões entre a Rússia e o Ocidente a níveis sem precedentes desde a Guerra Fria. As autoridades americanas e europeias alertaram para a possibilidade de a Rússia enfrentar sanções de amplo alcance em áreas como energia, finanças, manufaturas e agronegócios. O papel mais importante da Rússia, na economia global, refere-se à produção e exportação de
a) bauxita e urânio.
b) cana-de-açúcar e soja.
c) produtos da agropecuária (trigo e carne).
d) petróleo e gás natural.
e) armamentos e produtos microeletrônicos.

Questão 03 -  UNICAMP 2018 - Ao percorrer a Ferrovia Transiberiana, de Moscou a Vladivostok, em uma extensão de 9.289 km, atravessamos diferentes unidades do relevo russo:

a) Montes Urais, Planície Russa, Planalto da Anatólia e Planalto Central Siberiano.
b) Planalto do Decã, Planalto Central Siberiano, Montes Urais e Planície Russa.
c) Planalto Central Siberiano, Planície Russa, Montes Urais e Planalto dos Bálcãs.
d) Planície Russa, Montes Urais, Planalto Central Siberiano e Planalto de Aldan.

Questão 04 - WIG 2022 - A indústria russa está concentrada principalmente na parte europeia do território, com destaque para as cidades de
a) Vladivostok e Irkutsk.
b) Ecaterimburgo e Volgogrado.
c) Nijni Novgorod e Cazã.
d) Moscou e São Petersburgo.

Questão 05 - WIG 2022 - Estabelecem a divisão entre a parte europeia e a parte asiática do território russo.
a) Montes Chersky
b) Montes Urais
c) Montes Saian
d) Montes Tannu-Ola

Questão 06 - CESGRANRIO 2010 - “(...) Com o colapso da URSS, a experiência do socialismo realmente existente chegou ao fim (...) mesmo onde os regimes comunistas sobreviveram e tiveram êxito, abandonaram a ideia de uma economia única, centralmente controlada e estatalmente planejada, baseada num Estado completamente coletivizado, ou uma economia de propriedade coletiva praticamente operando sem mercado (...)” HOBSBAWN, Eric. Era dos extremos: o breve século XX. São Paulo: Companhia das Letras, 1995. p.481.

“(...) A queda do comunismo representou a fragmentação de alguns países da Cortina de Ferro. No final dos anos 80, com a economia em crise e os Estados satélites querendo abandonar o comunismo, as repúblicas que faziam parte da União Soviética começaram a caminhar para a separação. O colapso da URSS deu origem à Rússia e mais 14 nações (...) Jornal O Globo – edição no 27.856, ano LXXXV, de 12 de nov. de 2009, seção O Mundo, p.35.

Com a queda do socialismo real, o entusiasmo inicial, em países da antiga Cortina de Ferro, no sentido de recuperar sua posição no cenário internacional, cedeu espaço às crises, aos problemas como criminalidade e desemprego e à desconfiança constante na Rússia. A inserção da Rússia no novo cenário geopolítico internacional chama a atenção
a) pela manutenção do estado autoritário e repressor, apesar das transformações econômicas e sociais que incluíram a Rússia no Grupo dos Oito.
b) pela sua volta ao mercado capitalista que, após um processo de privatização de todas as empresas estatais concentrou nas mãos de grupos organizados importantes conglomerados econômicos, estabilizando o quadro político-econômico atual.
c) pela sua rápida modernização econômica para atrair o novo mercado, tornando-se um país tecnopolo, através da exportação de tecnologia de ponta e de mão de obra especializada obtidas através do ingresso de capitais sul-coreanos.
d) pelo retorno aos padrões religiosos, com a abertura de templos ortodoxos e a expansão do islamismo, o que garantirá sua aproximação com a OPEP.
e) pelo recrudescimento de questões étnicas e territoriais que, sob a bandeira do nacionalismo, muitas vezes levaram a conflitos internos ou à guerra.

Questão 07 - UFU 2015 - Durante quase 50 anos, a União Soviética foi o único país a fazer frente ao poder econômico e militar dos Estados Unidos. Mesmo com o seu esfacelamento territorial e político, no início da década de 1990, a Rússia ainda preserva parte do seu antigo poder. Considerando o texto e os principais desafios enfrentados pela Rússia e a região onde ela está localizada, é CORRETO afirmar que
A) o intenso processo migratório entre a Rússia e as repúblicas autônomas é considerado de grande importância para a economia local e tem promovido a unificação regional.
B) grande parte das indústrias da Rússia continua voltada à produção de armamentos e veículos militares, o que a torna a maior fornecedora de material bélico no mundo.
C) a Rússia mantém a unidade territorial devido às melhorias nas condições socioeconômicas da população e ao aumento da renda per capita nas repúblicas autônomas.
D) a Rússia, na atualidade, pode ser considerada um dos países com maior diversidade de etnias convivendo em seu território e é o principal centro de poder político e militar na região.

Questão 08 - WIG 2022 - Muitos países da União Europeia e do Leste Europeu são extremamente dependentes das fontes de energia (petróleo e gás natural) provenientes
a) da Rússia
b) do Turcomenistão.
c) da Geórgia
d) do Cazaquistão.

Questão 09 - WIG 2022 - A Rússia detém um grande poderio bélico e militar, herança da
a) Guerra Soviético-Japonesa
b) Guerra Fria.
c) Guerra da Coreia.
d) Guerra Russo-Japonesa

Questão 10 - WIG 2022 - Em março de 2014, foi realizado um referendo (não reconhecido pela ONU) sobre a separação entre Crimeia e Ucrânia e sua reanexação ao território
a) da Rússia.
b) da Moldávia.
c) da Turquia.
d) da Polônia.

Questão 11 - WIG 2022 - A Rússia (ou Federação Russa) é o país com a maior extensão territorial do mundo. Dado a sua grande extensão leste-oeste, seu território compreende
a) nove fusos horários.
b) dez fusos horários.
c) onze fusos horários.
d) doze fusos horários.

Questão 12 - MPE-GO 2019 - Fazendo parte dos chamados BRICS, esse país é bastante temido e respeitado pelo seu poder bélico, derivado dos períodos de guerra. Está em desenvolvimento econômico e exporta combustíveis fósseis. O país em questão é?
a) Brasil
b) Venezuela
c) Índia
d) África do Sul
e) Rússia

Questão 13 - WIG 2022 - Embora não tenha o mesmo poder de décadas anteriores, hoje a Rússia ocupa lugar de destaque no cenário mundial. O país faz parte
a) da OTAN.
b) do Conselho de Segurança da ONU
c) da União Europeia.
d) da OCDE.

Questão 14  -WIG 2022 - A Rússia é grande e poderosa fornecedora de energia mundial, sobretudo para os países
a) da Oceania.
b) da África.
c) da Europa.
d) da Ásia.

GABARITO
01 - E
02 - D
03 - D
04 - D
05 - B
06 - E
07 - D
08 - A
09 - B
10 - A
11 - C
12 - E
13 - B
14 - C

Nenhum comentário: