PESQUISAR ESTE BLOG

domingo, 13 de outubro de 2019

Exercícios sobre o governo de Nicolás Maduro - com gabarito

Questão 01 - Cursinho da Poli 2017 - Nas ruas de Caracas, capital da Venezuela, lojas saqueadas e prateleiras vazias são os sinais mais concreto de uma economia doente. Mergulhado numa de suas maiores crises, o governo do presidente Nicolás Maduro tenta conter uma onda de insatisfação crescente, que ameaça o grupo de poder atual, incapaz de responder aos desafios da queda de preços na sua principal fonte de riqueza: o petróleo. Disponível em: www.istoedinheiro.com.br/venezuela-em-chamas. Acesso em: 28 abr. 2017. 
A atual crise enfrentada pela Venezuela pode ser explicada: 
a) pela recente entrada do país na Opep, que provocou a queda nos preços do petróleo, principal gênero de exportação do país. 
b) pelo sucateamento de sua atividade industrial, que levou ao desabastecimento do país e a quedas nas receitas de exportações. 
c) por problemas na agricultura, que elevaram de forma drástica o preço dos alimentos e o descontrole da inflação. 
d) por problemas econômicos e crises políticas internas entre a oposição e o Partido Socialista Unido da Venezuela, atualmente no poder. 
e) por represálias promovidas por parceiros comerciais da Venezuela que, liderados pelos Estados Unidos, querem derrubar o governo ditatorial de Nicolás Maduro.

Questão 02 - FGV - 2017 - Prefeitura de Salvador - BA - 

Manifestantes venezuelanos protestam contra as políticas de Nicolás Maduro com um cartaz, no qual se lê: "Insegurança. Inflação. Escassez. Violência. Esta não é a Venezuela onde cresci # SOS". Desde a morte de Hugo Chávez, em 2013, as tensões entre o governo de Nicolás Maduro e a oposição se intensificaram e o atual presidente está em dificuldade para dar continuidade às políticas do "socialismo bolivariano" de seu antecessor. Assinale a opção que identifica corretamente um fator que vem agravando a recente crise política e econômica da Venezuela. 
(A) A queda nas exportações de petróleo, em função do avanço da demanda por fontes de energias renováveis no mercado internacional. 
(B) O desabastecimento crônico, causado pela política de privatização dos setores básicos de produção e distribuição de alimentos e insumos. 
(C) O intervencionismo norte-americano, responsável pela instalação de bases militares no país e pelo patrulhamento do Pacífico pela quarta frota dos Estados Unidos. 
(D) A expulsão da Venezuela da Organização dos Estados Americanos (OEA) em razão de seu apoio ao regime de Cuba e Honduras. 
(E) A perda da maioria no Legislativo, por parte das forças chavistas nas eleições de dezembro de 2015, o que aprofundou o impasse entre a oposição e o governo de Maduro.

Questão 03 - FEPESE - 2016 - Prefeitura de Florianópolis - SC - Assinale a alternativa verdadeira. 
A) Ameaçado de perder o poder, o presidente da Venezuela impediu a realização de eleições legislativas que deveriam ocorrer na Venezuela em dezembro. 
B) Aclamado pelo povo e vitorioso nas urnas em dezembro, o presidente Nicolás Maduro, líder máximo do chavismo, anunciou que será candidato a um novo mandato presidencial. Se eleito, governará o país até 2025. 
C) As eleições legislativas que ocorreram na Venezuela em dezembro de 2015 representaram uma dura derrota para o governo do presidente Nicolás Maduro e para o chavismo. Pela primeira vez em 16 anos, a oposição volta a ser maioria na Assembleia Nacional do país. 
D) As eleições legislativas que ocorreram na Venezuela em dezembro representaram uma grande vitória para o governo do presidente Nicolás Maduro e para o chavismo. Pela primeira vez em 16 anos, o governo volta a ser maioria na Assembleia Nacional do país 
E) As eleições legislativas que ocorreram na Venezuela em dezembro representaram uma grande vitória para a democracia. A Venezuela torna-se o primeiro país na América Latina em que a oposição é maioria na Assembleia Nacional do país.

Questão 04 - VUNESP - 2016 - Prefeitura de Suzano - SP - A Assembleia Nacional rejeitou ontem o decreto de Emergência Econômica com o qual o presidente Nicolás Maduro requisitava poderes especiais para lidar com a grave crise que afeta o país. O líder chavista disse que, com a decisão, a oposição, que tem maioria no Legislativo, “dá as costas ao país”. (Estadão. http://goo.gl/Bc9Fjq, 22.01.2016. Adaptado) 
O país a que se refere a notícia é 
(A) a Bolívia. 
(B) a Venezuela. 
(C) o Chile. 
(D) o Equador. 
(E) o Paraguai.

Questão 05 - IDECAN - 2014 - Prefeitura de Duque de Caxias - RJ - Um dos momentos mais dramáticos vividos pela Venezuela neste primeiro semestre de 2014 foi quando tropas governistas dispersaram com gás lacrimogêneo manifestantes da oposição e impediram que chegasse ao Legislativo a ativista antigovernamental Maria Corina Machado, 
A) única mulher venezuelana a ter conquistado o prêmio Nobel da Paz por sua luta contínua pela implantação de uma democracia transparente, imbuída de total liberdade de expressão e de manifestação popular, garantidos constitucionalmente. 
B) mãe de Leopoldo Lopez, presidente do partido Vontade Popular e líder das manifestações oposicionistas que tomaram conta da Venezuela no início de 2014, preso pela Guarda Nacional Bolivariana, a serviço de Nicolás Maduro, presidente da Venezuela e grande opositor do líder populista. 
C) cujo mandato de deputada na Assembleia Nacional foi recentemente removido com base na acusação de que ela violou a Constituição ao aceitar um convite do Panamá para falar contra o governo do presidente Nicolás Maduro em uma reunião da Organização dos Estados Americanos. 
D) miss venezuelana que foi Miss Universo, ganhando grande prestígio popular, tendo sido candidata à presidência da República e perdido por pouquíssimos votos de Nicolás Maduro num pleito que vem sendo questionado internacionalmente, principalmente pelos Estados Unidos e países da União Europeia. 
E) principal líder da oposição ao governo de Nicolás Maduro que vem empreendendo uma grande cruzada por toda a Venezuela conclamando o povo às ruas, a fim de lutar pela liberdade de imprensa e de expressão, exigindo a deposição imediata de Maduro e a convocação de novas eleições diretas para presidência. 

Questão 06 - IESES - 2014 - TJ-PB - De 1999 a 2013, Hugo Chávez presidiu a Venezuela, país vizinho. Chávez, que se pretendia comandante vitalício do país, subjugou as instituições, expropriou empresas e demonizou o capitalismo. Tudo em nome da “revolução bolivariana”, do “socialismo do século XXI”. A morte de Chávez acelerou um processo de autodestruição e a Venezuela, sob o Governo do novo Presidente Nicolás Maduro, tem sido palco de barbaridades, onde os embates entre as forças governamentais e civis já registraram mortes e as organizações de direitos humanos contabilizaram centenas de detenções e dezenas de torturados. Em relação à situação da Venezuela NÃO É CORRETO afirmar que: 
a) As manifestações foram iniciadas por chavistas que eram contra o Governo de Nicolás Maduro. 
b) Para exaltar o Presidente Maduro, a Presidente Dilma Rousseff disse que se deveria levar em conta o que ela chamou de ganhos em saúde e educação. 
c) Ao se pronunciar sobre a Venezuela, a Presidente Dilma Rousseff, que foi torturada pelo regime militar brasileiro no início da década de 70, ignorou a própria história e disse que não cabe ao Brasil discutir a história da Venezuela. 
d) Nas ruas, os civis pedem democracia, paz e liberdade de expressão.

Questão 07 - NUCEPE - 2014 - CBM-PI - Recentemente, uma forte crise política atingiu o governo de Nicolás Maduro, na Venezuela. De um lado, há uma parte da população favorável ao governo; do outro, uma oposição descontente com os rumos e a situação atual do país. Em linhas gerais, pode-se afirmar que os fatores que influenciaram e desencadearam o início da crise na Venezuela estão associados: 
A) à atuação do Serviço Secreto venezuelano (Sebin) e às torturas aos presos políticos oposicionistas. 
B) à prisão arbitrária dos dois principais líderes da oposição: Henrique Capriles Radonsky e Leopoldo López. 
C) aos elevados índices de inflação, violência e à escassez de produtos. 
D) ao esgotamento das reservas de petróleo e à alta dívida externa do país. 
E) à tentativa de golpe de estado liderada pelo presidente Nicolás Maduro, em novembro de 2013.

Questão 08 - FUNCAB - 2014 - PC-RO - Em abril de 2013, Nicolás Maduro assumiu o controle político da Venezuela após a morte de seu antecessor- o líder socialista Hugo Chávez - à frente do país desde 1998. É correto afirmar que Maduro: 
A) desligou a Venezuela do Bloco Bolivariano do qual o país fora Iíder sob o governo de Chávez.
B) amarga em meio à crise política por que passa o país, decorrente, em grande parte, da escassez de dólares e da inflação alta. 
C) enfrenta atualmente forte oposição doa países da União das Nações Sul-Americanas (Unasul), dentre os quais o Brasil. 
D) foi eleito com amplo apoio da classe média, principal força de oposição ao governo de Chávez no país.
E) diminuiu o controle do Estado sobre setores industriais estratégicos do país, como o petrolífero, especialmente.

Questão 09 - Escolha a opção que contém apenas aliados do presidente Maduro:
a) Brasil, Alemanha e Uruguai 
b) África do Sul, Turquia e Argentina 
c) China, Rússia e Cuba 
d) França, Bolívia e Estados Unidos

Questão 10 - Como o governo Bolsonaro mudou a posição do Brasil sobre a Venezuela? 
a) Aumentou pressão externa contra Maduro, em alinhamento aos EUA 
b) Formalizou intenção de liderar intervenção militar na Venezuela 
c) Aproximou-se Maduro para propor diálogo com vizinhos 
d) Propôs incentivo da cooperação internacional com o vizinho

Questão 11 - Por que Maduro foi rotulado de “usurpador” pela oposição? 
a) Porque o governo se apoderou dos recursos econômicos do seu país 
b) Porque fechou as fronteiras para a entrada e saída de mercadorias 
c) Porque há suspeitas de fraude nas eleições de 2018 
d) Porque geriu mal a economia durante um período de crise

Questão 12 - Qual é a postura do Grupo de Lima em relação a Maduro? 
a) Apoia firmemente o seu governo com pedidos de cautela à oposição 
b) Não comenta o caso venezuelano para evitar constrangimento diplomático 
c) Propõe abertamente uma intervenção militar imediata na Venezuela 
d) Pede que o presidente entregue o poder ao Parlamento

Questão 13 - VUNESP - 2019 - TJ-RS - “O presidente venezuelano, Nicolás Maduro, diz ter sofrido um atentado com explosivos durante ato militar neste sábado (4.8.2018), em Caracas. (...) Maduro presidia o ato pelo aniversário da Guarda Nacional e, no momento do incidente, falava sobre sua decisão de regular a venda de gasolina, em meio à grave crise socioeconômica que castiga o país petroleiro.” (http://twixar.me/Rw63. Adaptado) 
Pelo atentado, Maduro responsabilizou o 
(A) presidente americano Donald Trump. 
(B) então presidente colombiano Juan Manuel Santos. 
(C) ex-candidato à presidência Manuel Capriles. 
(D) seu principal adversário nas últimas eleições, Henri Falcón. 
(E) autoproclamado presidente interino da Venezuela Juan Guaidó.

Questão 14 - UERR - 2018 - SETRABES - A crise na Venezuela desde 2013 refere-se à crise socioeconômica que a Venezuela sofre desde os últimos meses do mandato de Hugo Chávez, se estendendo ao longo dos anos para a atual presidência de Nicolás Maduro. Como uma das consequências da crise na Venezuela, assinale a alternativa correta. 
A) No âmbito econômico, o impacto da crise na Venezuela está sendo importante para o Brasil pelo aumento da exportação de produtos alimentícios para o país vizinho com o objetivo de abastecer o mercado. 
B) A crise está contribuindo para a entrada de mão de obra qualificada no Brasil, proporcionando maior desenvolvimento do mercado de trabalho brasileiro. 
C) Uma grande demanda por trabalho e por atendimento médico dos novos moradores vem sobrecarregando o sistema de saúde de Roraima. 
D) A prefeitura de Manaus se organizou para receber os imigrantes e com isso conseguir reabastecer as vagas de emprego que se encontram em aberto na Zona Franca. 
E) O Governo de Roraima se mobilizou junto à Polícia Federal no sentido de agilizar a emissão de passaportes para os Venezuelanos, incentivando o aumento da imigração e com isso impulsionar o crescimento do PIB do Estado. 

Questão 15 - MACKENZIE 2019 - A crise social, econômica e política da Venezuela deixou de ser um problema exclusivo do país caribenho e se tornou um quebra-cabeça para toda a região. As principais potências latino-americanas pressionaram em vão nos últimos anos para obter uma saída para os rumos autoritários de Nicolás Maduro. O problema agora vai além. A migração de venezuelanos, uma enxurrada que supera os 2,3 milhões desde 2014, colocou em xeque os Governos da América Latina, que veem como a chegada maciça desses cidadãos aos seus países pode colapsar as infraestruturas locais e já começa a gerar surtos de xenofobia. Os principais países da região buscam uma resposta coordenada para a crise, que, dão como certo, deverá se agravar depois das últimas medidas econômicas de Nicolás Maduro. Migração venezuelana sobrecarrega os governos da América Latina. El País, 27 ago. 2018. Disponível em: Acesso em 21 set. 2018. Com base na reportagem apresentada e em seus conhecimentos sobre o assunto, assinale a alternativa correta. 
a) Apesar da proximidade, a Colômbia é o país sul-americano que recebeu menor quantidade de venezuelanos nos últimos anos. 
b) O rigoroso controle médico-sanitário dos países latino-americanos tem impedido que pessoas doentes cruzem as fronteiras da região. 
c) Todos os países latino-americanos, com exceção do Peru e Equador, têm exigido o passaporte como requisito de entrada, com o objetivo de controlar o fluxo em seus respectivos territórios. 
d) A destruição de acampamentos de imigrantes venezuelanos, ocorrida em Pacaraima (RR), em agosto deste ano (2018), pode ser considerada um ato relacionado à xenofobia mencionada na reportagem. 
e) Apesar da dimensão do problema, as autoridades latino-americanas, em especial as da Colômbia, não desejam a atuação do Acnur (Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados) e da OIM (Organização Internacional para as Migrações) na região.

GABARITO
01 - D
02 - E
03- C
04 - B
05 - C
06 - A
07 - C
08 - B
09 - C
10 - A
11 - C
12 - D
13 - B
14 - C
15 - D

Nenhum comentário: