PESQUISAR ESTE BLOG

quinta-feira, 17 de outubro de 2019

Exercícios sobre o Estado Islâmico - com gabarito

Questão 01 - FATEC 2017 - Leia o texto.
O Estado Islâmico no Iraque e no Levante, ou apenas Estado Islâmico (EI), é atualmente a orga - nização terrorista jihadista mais poderosa do mundo em termos de efetivos e rendas e que prega a jihad armada. 
O objetivo prioritário do EI é instaurar um Estado regido pela lei islâmica, a xaria, e governado por um só chefe político e religioso. Em 29 de junho de 2014, ao destruir simbo lica - mente com escavadeiras o muro de areia que separa a Síria do Iraque, o EI anunciou ter atingido a sua meta. 
(FOTTORINO, Éric (org). Quem é o Estado islâmico? Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2016. p. 115 e l16. Adaptado.) 
Atualmente, essa organização possui o controle territorial de 
a) cidades isoladas, em sua maioria no vale do rio Eufrates, não configurando, portanto, um país. 
b) vastas áreas ao sul do Sahel, na África Subsaariana, favorecidas pelo apoio dos Estados Unidos. 
c) quase metade do território da Líbia e possui o reconhecimento formal da maioria dos países do mundo. 
d) todo o Oriente Médio e, com o apoio da Organização das Nações Unidas (ONU), vem reconstruindo o seu califado. 
e) importantes áreas no Irã e na China, explorando imensas jazidas de petróleo, comercializado no mercado paralelo.

Questão 02 - MACKENZIE 2015 - O chamado “Estado Islâmico” tem sido noticiado com grande frequência nos mais variados meios de informação. Essa organização se autoproclama como uma unidade territorial de representação de populações muçulmanas, sem o reconhecimento formal da comunidade internacional. No mapa, estão identificados dois dos países que abrigam esse fenômeno, que são, respectivamente: 

a) Irã e Iraque 
b) Síria e Iraque 
c) Israel e Irã 
d) Afeganistão e Irã 
e) Arábia Saudita e Iraque

Questão 03 - CESGRANRIO - 2015 - Banco da Amazônia - Também conhecido como Isis, sigla em inglês para Estado Islâmico do Iraque e da Síria, o Estado Islâmico (EI) é um grupo muçulmano extremista fundado em outubro de 2004 a partir do braço da Al Qaeda no Iraque. […] Em janeiro de 2014, o Estado Islâmico declarou que o território sob seu controle passaria a ser um califado, a forma islâmica de governo. 
AGÊNCIA BRASIL. Estado Islâmico: entenda a origem do grupo. Portal EBC [on-line], 21 jan. 2015. Disponível em: . Acesso em: 8 jul. 2015. Adaptado. 

O Estado Islâmico (EI) é formado, majoritariamente, por muçulmanos (A) zaiditas 
(B) ismaelitas 
(C) sunitas 
(D) xiitas 
(E) maronitas

Questão 04 - ENEM 2015 - A Unesco condenou a destruição da antiga capital assíria de Nimrod, no Iraque, pelo Estado Islâmico, com a agência da ONU considerando o ato como um crime de guerra. O grupo iniciou um processo de demolição em vários sítios arqueológicos em uma área reconhecida como um dos berços da civilização. Unesco e especialistas condenam destruição de cidade assíria pelo Estado Islâmico. Disponivel em: http://oglobo.globo.com. Acesso em: 30 mar. 2015 (adaptado). O tipo de atentado descrito no texto tem como conse - quência para as populações de países como o Iraque a desestruturação do(a) 
a) homogeneidade cultural. 
b) patrimônio histórico. 
c) controle ocidental. 
d) unidade étnica. 
e) religião oficial. 

Questão 05 - FGV-SP 2016 - Monumentos Digitalizados 
Das sete maravilhas mencionadas pelo grego Antíparo de Sídon há mais de 2 100 anos, hoje só se pode conferir uma, a pirâmide egípcia de Quéops. Para que a humanidade não sofra no futuro com o mesmo lapso, arqueólogos e especialistas em impressão 3D criaram o Projeto Mosul. O objetivo é recriar no computador relíquias que estão sendo destruídas pelos terroristas do Estado Islâmico, como um leão do museu de Mosul. (Veja, 3 jun. 2015. Adaptado) 
A tecnologia 3D está contribuindo para preservar a história humana como os sítios arqueológicos de Mosul, situados 
a) no Iraque. 
b) na Grécia. 
c) na Turquia. 
d) na Armênia. 
e) na Jordânia.

Questão 06 - Unilavras - 2018 - Prefeitura de Bom Despacho - MG - Desde 2013, o autoproclamado Estado Islâmico do Iraque e do Levante - também conhecido pela sigla ISIS - luta pela conquista de territórios no Oriente Médio, travando uma guerra que já deixou mais de 230 mil mortos e milhões de desabrigados. Os países que foram ocupados pelo Estado Islâmico são 
A) Síria e Afeganistão. 
B) Iraque e Irã. 
C) Síria e Israel. 
D) Iraque e Síria.

Questão 07 - VUNESP - 2018 - Prefeitura de Barretos - SP - Depois de meses de intensos combates, o grupo extremista Estado Islâmico (EI) foi derrotado por milícias apoiadas pelos Estados Unidos na cidade até então considerada a “capital” do califado estabelecido pelos militantes. Agora, estima-se que o grupo ainda esteja no controle de vilarejos na região de Deir al-Zor, que fica às margens do rio Eufrates. (https://exame.abril.com.br – 17.10.17 – Acesso em 09.02.18. Adaptado) A cidade reconquistada chama-se 
(A) Abu Kamal, no Iraque.
 (B) Raqqa, na Síria. 
(C) Meca, na Arábia Saudita. 
(D) Antalya, na Turquia. 
(E) Rabat, em Marrocos.

Questão 08 - CESPE - 2017 - Prefeitura de São Luís - MA - O terrorismo tornou-se uma das maiores ameaças à paz e à segurança da sociedade contemporânea por meio das ações em âmbito internacional do
A Forças Revolucionárias da Colômbia (FARC).
B Exército Revolucionário Irlandês (IRA).
C) Estado Islâmico. 
D) Boko Haram.
E) Pátria Basca e Liberdade (ETA).

Questão 98 - FAURGS - 2015 - TJ-RS - Autoridades ocidentais têm manifestado preocupação com a brutalidade com que o Estado Islâmico trata supostos “infiéis”, suas pretensões de estabelecer um califado, ignorando as fronteiras nacionais estabelecidas após a Primeira Guerra Mundial, e seus tentáculos de recrutamento em países como Reino Unido, Espanha, Itália e EUA. Quais dos países abaixo têm territórios atualmente ocupados pelo Estado Islâmico? 
(A) Irã e Arábia Saudita. 
(B) Síria e Turquia. 
(C) Síria e Iraque. 
(D) Iêmen e Turquia. 

Questão 10 - UNICAMP 2016 - 2ª fase (Adaptada) - Dê duas características da organização denominada Estado Islâmico e aponte os países em que ela controla territórios e recursos.

GABARITO
01 - A
02 - B
03 - C
04 - B
05 - A
06 - D
07 - B
08 - C
09 - C

10 - Resolução:
O autodenominado Estado Islâmico não é um Estado propriamente dito. Seu status de Estado não tem reconhecimento da comunidade interna - cional, tampouco da ONU – Organização das Na - ções Unidas, que o considera um grupo terrorista. Caracteriza-se por apresentar base territorial, que compreende parte dos territórios de Estados devi - da mente constituídos: Síria e Iraque; popu lação multinacional, formada por indivíduos de origem étnica diversa; autogoverno, fundamen tado na lei islâmica, sharia; autofinanciamento, por meio da ex ploração de petróleo nas áreas sob seu domínio, da venda de escravos, e da cobrança de impostos; moeda própria, de circulação restrita às áreas sob domínio da organização e entre seus membros. Os principais recursos explorados pelo Estado Islâmico são petróleo e água.

Nenhum comentário: