PESQUISAR ESTE BLOG

quarta-feira, 16 de outubro de 2019

Exercícios sobre a Guerra civil na Síria - com gabarito

Questão 01 - UFRGS 2016 - Desde 2011, a Síria tem sido palco de uma guerra civil entre o governo de Bashar al-Assad e vários grupos armados de oposição, com motivações ideológicas e políticas diversas. Entre essas agrupações, uma das principais é o Estado Islâmico do Iraque e do Levante (EIIL), cuja meta é 
A) a formação de repúblicas democráticas e seculares na Síria e no Iraque. 
B) a instauração de um califado mundial com autoridade sobre todos os muçulmanos. 
C) a unificação do Iraque e da Síria sob um regime socialista e laico. 
D) o auxílio às forças ocidentais no combate ao fundamentalismo islâmico, no Oriente Médio. 
E) o apoio militar e político à ocupação norte-americana do Iraque e da Síria.

Questão 02 - UFRR 2019/E3 - Com seis anos recém-completados, a guerra civil na Síria tem origens que passam pela Primavera Árabe, no Oriente Médio e na África, e por outros episódios do complexo contexto geopolítico da região. Fonte: https://istoe.com.br/entenda-as-causas-do-conflito-na-siria/. Acesso em: 10. Out. 2018. 

Sobre o conflito na Síria, é CORRETO afirmar que: 
A) os principais apoiadores do governo sírio são os Estados Unidos, a Turquia e a Arábia Saudita, enquanto que a Rússia e o Irã apoiam os rebeldes. 
B) a Síria é o principal ponto de trânsito de armamentos que Teerã envia para o movimento Hezbollah, no Egito. 
C) o Egito foi um elemento-chave para conter a influência iraniana e também armou e financiou os rebeldes. 
D) os Estados Unidos, Reino Unido, França e outros países ocidentais forneceram variados graus de apoio para que o governo local enfrentasse o que consideram ser “rebeldes”. 
E) uma coalizão global envolvendo Estados Unidos, Reino Unido e França realiza ataques contra militantes do Estado Islâmico, na Síria, desde 2014.

Questão 03 - FADESP - 2018 - BANPARÁ - Técnico em Informática - A Guerra Civil na Síria completou sete anos, e sobre o conflito é correto afirmar que 
(A) os russos, até o momento, apoiaram o exército sírio monetariamente e no fornecimento de equipamento bélico, não realizando nenhum tipo de intervenção militar direta. 
(B) trata-se de uma guerra civil que opõe rebeldes e jihadistas ao regime do presidente Bashar al-Assad, sem as grandes dimensões de um conflito internacional. 
(C) acontece desde 2011 e é considerada um dos grandes desastres humanitários dos últimos anos. 
(D) trata-se de um conflito político em razão do poder econômico e pela conquista de petróleo, sem nenhuma vinculação de cunho religioso. 
(E) a participação dos Estados Unidos no conflito se dá por meio do apoio à manutenção de Assad no poder.

Questão 04 - MACKENZIE 2018 - Mais de 500 mil mortos em sete anos de Guerra na Síria 
Conflito também levou 5,6 milhões de sírios ao refúgio, incluindo 2,6 milhões de crianças e adolescentes A guerra civil na Síria, prestes a completar sete anos, já tirou a vida de 511.000 pessoas, segundo um balanço apresentado nesta segunda-feira pelo Observatório Sírio dos Direitos Humanos, uma organização que se tornou uma das fontes mais confiáveis graças à presença de informantes no terreno. Desse total, 353.935 mortos foram identificados, sendo 106.390 civis (incluindo 19.811 menores e 12.513 mulheres). As forças do presidente Bashar al Assad e seus aliados são responsáveis por 85% das vítimas civis. O Observatório, com sede no Reino Unido, contabilizou pelo menos outros 155.000 mortos com identidade desconhecida. Também nesta segunda-feira, o UNICEF (órgão da ONU para a infância) informou que os dois primeiros meses deste ano foram os mais mortíferos para as crianças sírias, com mais de 1.000 mortos e feridos. 
Natalia Sancha. Disponível em: . Acesso em: 7 jun. 2018.) 

A respeito da guerra civil na Síria, julgue as afirmações a seguir. 
I. O conflito teve início com um levante pacífico contra o regime do presidente Bashar al Assad. A precária situação dos direitos humanos, a corrupção governamental e o elevado desemprego motivaram os protestos que evoluíram para uma guerra civil quando o governo passou a empregar força letal. 
II. Os principais apoiadores do governo são a Turquia e Arábia Saudita, já a Rússia e o Irã apoiam os grupos contrários a Bashar al Assad. 
III. A milícia libanesa Hezbollah apoia fortemente o governo sírio, uma vez que é composta por muçulmanos de origem Xiita, opondo-se historicamente aos Estados Unidos e Israel. 
É correto o que se afirma em 
a) I, apenas. 
b) I e II, apenas. 
c) II e III, apenas. 
d) I e III, apenas. 
e) I, II e III.

Questão 05 - IESES - 2016 - TJ-PA - Os telejornais têm sido preenchidos há anos todos os dias com imagens de violência e histórias de tragédias humanas vindas da Síria. Um dos fatores por trás dessa crise é a guerra civil que começou ali em março de 2011. O conflito fratricida foi estimulado, entre outras causas, por uma luta étnica e política entre a oposição sunita e o regime do presidente Bashar al-Assad. Assinale a alternativa correta: 
a) A crise na Síria é o único motivo da atual migração em massa de pessoas do Oriente Médio para a Europa. E nem a Europa é o único destino dos refugiados no mundo, embora seja, atualmente, um dos mais visados. É o caso de pessoas de diversas nacionalidades que cruzam diariamente o Mar Mediterrâneo com o objetivo de chegar à costa de algum país europeu (em especial, a Grécia e a Itália). Elas fazem isso usando botes sem nenhuma segurança, fornecidos por traficantes o que costuma levar a naufrágios com dezenas de mortes. 
b) A crise na Síria é o único motivo da atual migração em massa de pessoas do Oriente Médio para a Europa. E a Europa é o único destino dos refugiados no mundo. É o caso de pessoas de diversas nacionalidades que cruzam diariamente o Mar Mediterrâneo com o objetivo de chegar à costa de algum país europeu (em especial, a Grécia e a Itália). Elas fazem isso usando botes sem nenhuma segurança, fornecidos por traficantes o que costuma levar a naufrágios com dezenas de mortes. 
c) A crise na Síria não é motor da atual migração em massa de pessoas do Oriente Médio para a Europa. E a Europa é o único destino dos refugiados no mundo. É o caso de pessoas de diversas nacionalidades que cruzam diariamente o Mar Mediterrâneo com o objetivo de chegar à costa de algum país europeu (em especial, a Grécia e a Itália). Elas fazem isso usando botes sem nenhuma segurança, fornecidos por traficantes o que costuma levar a naufrágios com dezenas de mortes. 
d) A crise na Síria é um dos principais motores da atual migração em massa de pessoas do Oriente Médio para a Europa. Mas não é o único. E nem a Europa é o único destino dos refugiados no mundo, embora seja, atualmente, um dos mais visados. É o caso de pessoas de diversas nacionalidades que cruzam diariamente o Mar Mediterrâneo com o objetivo de chegar à costa de algum país europeu (em especial, a Grécia e a Itália). Elas fazem isso usando botes sem nenhuma segurança, fornecidos por traficantes o que costuma levar a naufrágios com dezenas de mortes.

Questão 06 - FEPESE - 2017 - Prefeitura de Fraiburgo - SC - Em relatório das Nações Unidas, a guerra civil da Síria foi classificada como “grande tragédia do século 21”. Sobre a Síria e esse conflito, é incorreto afirmar: 
a. Apesar de ter assinado a Convenção de Armas Químicas, evidências apontam para o uso desse tipo de armamento pelo governo sírio. 
b. De caráter político, a guerra civil na Síria não envolve divergências religiosas. 
c. Sucedendo seu pai Hafez al-Assad, Bashar al- -Assad está à frente do governo Sírio desde 2000. d. Na tentativa de fugir do conflito, milhares de sírios buscam refúgio em outros países, incluindo o Brasil. 
e. A guerra civil da Síria iniciou-se como uma revolta popular contra a forte repressão do líder do governo.

Questão 07 - UERR - 2018 - PM-RR - Acerca da guerra civil na Síria, marque a alternativa incorreta: 
A) As manifestações populares iniciaram-se de forma pacífica. 
B) Aleppo, Capital da Síria, foi expressivamente afetada com o conflito, sobretudo por ser um dos principais polos industriais do País. 
C) Potências globais, como a Rússia, envolveram-se no conflito. 
D) A Cidade de Aleppo foi uma das mais afetadas com o conflito. 
E) O campo de Rukban, situado no deserto junto à fronteira com a Jordânia, é habitado por refugiados sírios.

Questão 08 - Makiyama - 2016 - Prefeitura de Salgueiro - PE - A Guerra Civil na Síria é um conflito que teve início após uma sucessão de grandes protestos da população a partir do mês de janeiro de 2011. Um mês depois, o tom das manifestações ficou mais agressivo e elas se tornaram rebeliões armadas influenciadas pelas diversas revoltas que ocorriam ao mesmo tempo no Oriente Médio. Disponível em: . Acesso em: 24 mar.2016. Como se denominou essas diversas revoltas ocorridas no Oriente Médio que influenciou a guerra Civil na Síria? 
A) Armistício árabe. 
B) Primavera Árabe. 
C) Guerra Árabe e Islamita. 
D) Revolta Patriota do Oriente Médio.

Questão 09-  LEGALLE Concursos - 2016 - Prefeitura de Portão - RS -  Leia o excerto abaixo: 
“O país enfrenta, desde março de 2011, uma guerra civil que já deixou pelo menos 130 mil mortos, destruiu a infraestrutura do país e gerou uma crise humanitária regional. Quase três anos depois, as partes envolvidas e a comunidade internacional tentam fazer estabelecer em conjunto os termos para paz. Uma segunda conferência de paz, chamada Genebra II, foi realizada em janeiro/2014 na Suíça. Entretanto, após mais de uma semana de negociações, houve poucos avanços. O contestado de Bashar al-Assad, da minoria étnico-religiosa alauíta, enfrenta uma rebelião armada que tenta derrubá-lo do poder”. 
Refere-se ao país: 
(A) França. 
(B) Síria. 
(C) Rússia. 
(D) Iraque. 
(E) Emirados Árabes.

Questão 10 - IESES - 2017 - ALGÁS - A Síria vive uma guerra civil que já dura 06(seis) anos. Indique abaixo a forma de governo e o tipo de chefe de estado que comandam este país: 
a) A Síria é uma monarquia constitucional chefiada por seu primeiro ministro Imad Khamis, tendo como presidente Baschar Al Assad. 
b) A Síria é uma república presidencialista chefiada por Asma Al Assad. 
c) A Síria é uma república e possui um chefe de estado que é o presidente Baschar Al Assad. 
d) A Síria é uma monarquia absoluta chefiada pelo seu primeiro ministro Bashar AL-Assad.

GABARITO
01 - B
02 - E
03 - C
04 - D
05 - D
06 - B
07 - B
08 - B
09 - B
10 - C

Nenhum comentário: