Entende-se por multiculturalismo a convivência entre povos com identidades culturais distintas em um mesmo território, país, região etc., sem que alguma delas predomine sobre as outras.
As identidades culturais são constituídas por diversas simbologias, referências e experiências, o que permite criar um sentimento de pertencimento do indivíduo a determinado povo. Elas podem estar relacionadas a aspectos e valores religiosos, étnicos, territoriais, linguísticos etc.
O intenso desenvolvimento dos meios de comunicação e de transportes, a rapidez da circulação das informações, o aumento das trocas comerciais entre os países e as demais características da economia globalizada vêm permitindo uma maior conexão entre as diversas identidades culturais presentes no mundo todo.
Se, por um lado, os lugares são cada vez mais multiculturais, por outro, há um aumento da intolerância e do sentimento de aversão às pessoas estranhas a uma determinada cultura local. Em muitos casos, os valores aceitos pela maioria desprezam e desvalorizam as diferentes culturas, que acabam se diluindo na cultura uniformizada.
Aceitar as diferenças e valorizar culturas e modos de vida diversos é uma maneira de perceber que não existe um modo “correto” e único de viver. Cultivar a diversidade é um modo de ressaltar a convivência pacífica e de se contrapor à uniformização da cultura na globalização.
Nenhum comentário:
Postar um comentário