PESQUISAR ESTE BLOG

domingo, 24 de abril de 2022

Questão de História - UNIFESP 2003 - Se como concluo que acontecerá, persistir esta viagem de Lisboa para Calecute

UNIFESP 2003 - Se como concluo que acontecerá, persistir esta viagem de Lisboa para Calecute, que já se iniciou, deverão faltar as especiarias às galés venezianas e aos seus mercadores. 
(Diário de Girolamo Priuli. Julho de 1501)
 Esta afirmação evidencia que Veneza estava a) tomada de surpresa pela chegada dos portugueses à Índia, razão pela qual entrou em rápida e acentuada decadência econômica. 
b) acompanhando atentamente as navegações portuguesas no Oriente, as quais iriam trazer prejuízos ao seu comércio. 
c) despreocupada com a abertura de uma nova rota pelos portugueses, pois isto não iria afetar seu comércio e suas manufaturas. 
d) impotente para resistir ao monopólio que os portugueses iriam estabelecer no comércio de especiarias pelo Mediterrâneo. 
e) articulando uma aliança com outros estados italianos para anular os eventuais prejuízos decorrentes das navegações portuguesas.

RESPOSTA:
Letra B.

A cidade de Veneza – e, em menor escala, também Gênova – monopolizava a distribuição de produtos orientais na Europa, via Mediterrâneo, durante a Baixa Idade Média. Ora, a chegada dos portugueses às Índias (Calecute era uma cidade indiana), além de quebrar o monopólio italiano, tornaria as especiarias e outros produtos mais baratos, porquanto seriam adquiridos diretamente na fonte. Daí a preocupação evidenciada pelo comentarista veneziano no trecho transcrito

Nenhum comentário: