PESQUISAR ESTE BLOG

domingo, 24 de abril de 2022

Questão de História - UNIFESP 2007 - Ao povo dei tantos privilégios quanto lhe bastam, à sua honra nada tirei nem acrescentei;

UNIFESP 2007 - Ao povo dei tantos privilégios quanto lhe bastam, à sua honra nada tirei nem acrescentei; mas os que tinham poder e eram admirados pelas riquezas, também neles pensei, que nada tivessem de infamante... entre uma e outra facção, a nenhuma permiti vencer injustamente. (Sólon, século VI a.C.) No governo de Atenas, o autor procurou 
a) restringir a participação política de ricos e pobres, para impedir que suas demandas pusessem em perigo a realeza. 
b) impedir que o equilíbrio político existente, que beneficiava a aristocracia, fosse alterado no sentido da democracia. 
c) permitir a participação dos cidadãos pobres na política, para derrubar o monopólio dos grandes proprietários de terras. 
d) abolir a escravidão dos cidadãos que se endividavam, ao mesmo tempo em que mantinha sua exclusão da vida política. 
e) disfarçar seu poder tirânico com concessões e encenações que davam aos cidadãos a ilusão de que participavam da política.

RESPOSTA:
Letra B.

A reforma de Sólon preservou a oligarquia em Atenas, apenas acrescentando, ao estamento dominante dos eupátridas, a classe dos comerciantes mais ricos. Para tanto, Sólon estruturou a sociedade ateniense por um critério censitário e equiparou a riqueza móvel (ouro) à riqueza imóvel (terras)

Nenhum comentário: