PESQUISAR ESTE BLOG

domingo, 24 de abril de 2022

Questão de História - UNIFESP 2005 - Durante a Baixa Idade Média (séculos XI a XIV), o Ocidente importou, com regularidade

UNIFESP 2005 - Durante a Baixa Idade Média (séculos XI a XIV), o Ocidente importou, com regularidade e intensidade crescentes, especiarias de áreas e civilizações não cristãs. Essas mercadorias eram 
a) adquiridas por meio de escambo (trocadas por quinquilharias) ou por roubo dos povos produtores, como na costa ocidental da África. 
b) compradas com moedas nos portos do Mediterrâneo oriental, ou trocadas por tecidos de lã, provenientes de Flandres e das cidades do norte da Itália. 
c) obtidas com exclusividade pelos bizantinos, os quais as revendiam, igualmente com exclusividade, aos mercados venezianos. 
d) vendidas nos portos europeus pelos comerciantes árabes, depois de trazidas do Oriente por caravanas de camelos. 
e) transportadas por navios de cabotagem, principalmente ibéricos, que as vendiam nos mercados da Europa do Norte.

RESPOSTA:
Letra B.

Durante o Renascimento Comercial da Baixa Idade Média, houve considerável entrada de produtos orientais na Europa, principalmente pelos portos de Constantinopla e Alexandria. A forma de aquisição desses produtos era predominantemente a troca por moeda metálica, o que provocou uma intensa drenagem de ouro europeu para o Oriente.

Nenhum comentário: