PESQUISAR ESTE BLOG

domingo, 24 de abril de 2022

Questão de Geografia - UNIFESP 2006 - Observa-se no Brasil atual um desequilíbrio entre gêneros na população brasileira, causado

UNIFESP 2006 - Observa-se no Brasil atual um desequilíbrio entre gêneros na população brasileira, causado 
a) pela maior presença de mulheres no mercado de trabalho, que gera violência doméstica contra mulheres, resultando em mais homens no Brasil. 
b) pela violência urbana e pela maior exposição dos homens a acidentes, resultando no predomínio de mulheres no Brasil. 
c) pelo crescente desemprego estrutural e de separações, o que leva ao aumento de suicídio de mulheres e ao predomínio masculino entre a população brasileira. 
d) pela escolaridade mais elevada e pelos melhores salários pagos às mulheres, o que leva homens aos negócios ilícitos e à sua morte, levando à maior presença feminina. 
e) pelo extermínio de homens líderes sindicais e pelo confinamento de mulheres como escravas brancas, que geram um saldo populacional positivo de mulheres no país.

RESPOSTA:
Letra B.

No Brasil há uma ligeira superioridade percentual de mulheres. Apesar disso, seus salários são em geral menores. Há uma tendência à femininização das funções de menor remuneração. Esse desequilíbrio entre gêneros deve-se à menor expectativa de vida masculina, decorrente da maior incidência de violência sobre os homens, principalmente jovens, e também ao fato de eles estarem associados aos trabalhos mais pesados e insalubres

Nenhum comentário: