PESQUISAR ESTE BLOG

terça-feira, 26 de abril de 2022

Questão de História - UNESP 2016 - A chamada crise do Encilhamento, no final do século XIX, foi provocada

UNESP 2016 - A chamada crise do Encilhamento, no final do século XIX, foi provocada 
(A)pela moratória brasileira da dívida contraída junto a casas bancárias alemãs e italianas. (B)pela crise da Bolsa de Valores, que não resistiu ao surto especulativo do pós-Primeira Guerra Mundial. 
(C)pelo fim da política de proteção à produção e exportação de café, que enfrentava forte concorrência colombiana. 
(D)pela emissão descontrolada de papel-moeda, que provocou especulação financeira e alta inflacionária. 
(E)pelo encarecimento dos bens de primeira necessidade, que eram majoritariamente importados dos Estados Unidos.

RESPOSTA:
Letra D.

A crise do Encilhamento, ocorrida em 1890, durante o governo provisório de Deodoro da Fonseca pode ser explicada a partir da tentativa do ministro da Fazenda, Rui Barbosa, em recuperar a economia brasileira e fortalecer o processo de industrialização no país. O plano consistia na permissão para os bancos fornecerem créditos para abertura de empresas, além da emissão acentuada de papel moeda, com a intenção de estimular a produção e o consumo. Apesar da euforia inicial, o plano rapidamente fracassou. Tal fato pode ser explicado pela desvalorização da moeda, acarretando um processo inflacionário, além da especulação financeira, já que muitas pessoas abriam empresas fantasmas e colocavam à venda o seu capital na bolsa de valores, resultando em um grande desequilíbrio econômico.

Nenhum comentário:

Qualquer valor...

Faça Uma Doação para o Blog de Geografia

Você gosta das postagens do blog e gostaria de ajudar: Ajude o blog "Blog  de Geografia" a manter seu trabalho. Para isso conto co...