PESQUISAR ESTE BLOG

segunda-feira, 25 de abril de 2022

Questão de Geografia - UNICAMP 2007 - A Antártica foi o último continente a ser descoberto e explorado.

UNICAMP 2007  - A Antártica foi o último continente a ser descoberto e explorado. Ao contrário da região Ártica, onde existe a presença natural dos esquimós, na Antártica nunca houve habitantes devido ao frio excessivo. Hoje o continente representa uma gigantesca reserva da humanidade, protegida e destinada apenas a estudos científicos, não se desenvolvendo aí atividades comerciais, industriais, extrativas e militares. (Adaptado de: www.cptec.inpe.br/prod_antartica/publicações/2005.) 

a) Conforme diz o texto, na Antártica não se desenvolvem atividades econômicas. A que se deve o intenso interesse de diversos países no continente, já expresso no Tratado Antártico (1961) e no Tratado de Madri (1991)? 
b) Por que a Antártica pode ser considerada uma grande reserva natural mundial? 
c) A partir do Tratado Antártico, a Antártica foi designada território internacional. O que é um território internacional?


RESPOSTA:
a) A Antártida encerra diversos potenciais econômicos que, no futuro, podem ser explorados, à medida que os acordos de proteção do continente venham a ser alterados. Dessa maneira, destaca-se o potencial pesqueiro (krill, baleias, pesca em geral), jazidas de diversos minérios como ferro e petróleo, além de radioativos, a utilização do espaço aéreo e eventuais atividades turísticas.

b) A Antártida constitui-se num dos maiores reservatórios de água doce do mundo, além das já grandes reservas minerais e biológicas. Junto a isso, seu potencial ecológico tem sido evidenciado nos últimos acordos antárticos, como o de 1991 assinado em Madri. 

c) Território internacional constitui parte do patrimônio comum de todos os estados nacionais. Não se encontra sob domínio de qualquer Estado. Nenhum Estado possui soberania sobre ele, sabendo todos os Estados, os direitos e as obrigações sobre esse território.

Nenhum comentário: