PESQUISAR ESTE BLOG

segunda-feira, 25 de abril de 2022

Questão de Geografia - Banca MPE-GO 2022 - Sobre a temática da sociedade de consumo, assinale a alternativa correta:

Banca MPE-GO 2022 - Sobre a temática da sociedade de consumo, assinale a alternativa correta: 
a) A sociedade de consumo é um termo bastante utilizado para representar os avanços de produção do sistema capitalista, que se iniciou no século XXI notadamente nos Estados Unidos e que, posteriormente, espalharam-se – e ainda vem se espalhando – pelo mundo. Nesse sentido, o desenvolvimento econômico e social é pautado pelo aumento do consumo, que resulta em lucro ao comércio e às grandes empresas, gerando mais empregos, aumentando a renda, o que acarreta ainda mais consumo. 
b) Um dos aspectos mais criticados no que se refere à sociedade de consumo é a obsolescência programada – ou obsolescência planejada –, que consiste na produção de mercadorias previamente elaboradas para serem rapidamente recicladas, fazendo com que o consumidor fique vinculado àquele fornecedor. Assim, aumenta-se o consumo, mas também aumenta a demanda por recursos naturais e maximiza a produção de lixo, elevando ainda mais a problemática ambiental decorrente desse processo. 
c) Atualmente, não vivemos mais na predominância do sistema fordista de produção, cuja premissa principal era a produção em massa (embora muitas fábricas ainda o utilizem). O toyotismo, desenvolvido e ampliado a partir do final do século XX, articula o equilíbrio entre a demanda e a produção, produzindo em grande quantidade apenas quando a procura por um produto é elevada. No entanto, ainda procura manter o consumo e, consequentemente, a demanda no máximo patamar possível a fim de que mais lucros sejam gerados nas várias áreas da economia. 
d) Entende-se por sociedade de consumo a era contemporânea do capitalismo em que o crescimento econômico e a geração de lucro e riqueza encontram-se predominantemente pautados no crescimento da atividade comercial e, consequentemente, do consumo. Para manter esse desenvolvimento, incentiva-se o consumo de várias maneiras, mas há uma tendência de redução dos meios publicitários.

RESPOSTA:
Letra C.

Nenhum comentário: