PESQUISAR ESTE BLOG

domingo, 24 de abril de 2022

Questão de Geografia - UNIFESP 2004 - Durante os meses de inverno, aumenta a ocorrência de doenças respiratórias

UNIFESP 2004 - Durante os meses de inverno, aumenta a ocorrência de doenças respiratórias, principalmente em idosos e crianças até 5 anos de idade, em metrópoles como São Paulo. Um dos fatores que agrava esse quadro é 
a) a inversão térmica, que consiste na retenção de camada de ar quente por uma camada de ar fria, impedindo a diluição de poluentes. 
b) o efeito-estufa, que resulta do lançamento de poeira em larga escala resultante da construção civil, poluindo o ar. 
c) o ponto de orvalho, que passa a ocorrer mais tarde devido à chegada de massas de ar aquecidas oriundas do oceano, diminuindo as chuvas. 
d) a insolação mais curta, em função da mudança do movimento aparente do Sol, que aumenta o sombreamento e diminui a temperatura. 
e) a maritimidade, responsável pela alteração na direção dos ventos, que trazem poluentes da Baixada Santista em maior quantidade que no verão.

RESPOSTA:
Letra A.

Nos meses de inverno, em São Paulo ocorre o resfriamento do ar junto a superfície o que impede a formação de correntes ascendentes na atmosfera provocando uma maior concentração de poluentes e por extensão o aumento de doenças respiratórias. Trata-se do fenômeno da inversão térmica.

Nenhum comentário: