PESQUISAR ESTE BLOG

segunda-feira, 25 de abril de 2022

Questão de Geografia - UNICAMP 2007 - Rochas são agregados naturais de grãos de um ou mais minerais.

UNICAMP 2007  - Rochas são agregados naturais de grãos de um ou mais minerais. São formadas por diferentes processos, podendo ser classificadas como sedimentares, metamórficas e magmáticas. A partir dessas afirmações, responda: 
a) Quais são as principais diferenças entre as rochas sedimentares e as magmáticas? 
b) Como se forma uma rocha metamórfica? 
c) No Brasil, entre o Jurássico e o Cretáceo, houve o surgimento de vários diques de diabásio com direção NW, além de campos de derrames basálticos. A que podemos relacionar o aparecimento de tais diques e derrames basálticos?

RESPOSTA:
a) As diferenças entre as rochas sedimentares e magmáticas estão relacionadas, por exemplo, ao processo de formação: as rochas sedimentares são constituídas pela deposição de grãos de rochas pré-existentes e as magmáticas pela consolidação de material ígneo nos primórdios da formação da Terra. Outra diferença diz respeito à consistência: as rochas sedimentares são mais friáveis, as magmáticas mais duras e consistentes. A distribuição dos componentes é também diferente: nas rochas sedimentares, os grãos se distribuem em camadas e nas magmáticas a distribuição dos cristais é caótica, pois sua consolidação se deu lentamente em ambientes isolados no interior da crosta. 

b) A rocha metamórfica é o produto da transformação de rochas pré-existentes. Essa transformação pode ser o resultado da pressão exercida por movimentos tectônicos que ao pressionar depósitos de sedimentos, metamorfiza-os numa nova estrutura. A transformação também pode advir do contato de rochas cristalinas ou sedimentares com elevadas temperaturas (por exemplo, do contato com material vulcânico) que rearranja a distribuição dos componentes químicos. 

c) O surgimento dos diques de basalto e diabásio está relacionado ao deslocamento da placa tectônica sulamericana que, ao se descolar da placa africana, derivou para oeste, resultando na fragmentação do embasamento cristalino. Por meio das fendas causadas, penetrou o material fundido do manto subjacente, dando origem a enormes derrames basálticos que, posteriormente, foram desgastados pela erosão, resultando em pequenas manchas que se observam principalmente no Centro-Sul do Brasil, nas bordas da Bacia Sedimentar Paranáica.

Nenhum comentário:

Qualquer valor...

Faça Uma Doação para o Blog de Geografia

Você gosta das postagens do blog e gostaria de ajudar: Ajude o blog "Blog  de Geografia" a manter seu trabalho. Para isso conto co...