PESQUISAR ESTE BLOG

domingo, 24 de abril de 2022

Questão de História - UNIFESP 2006 - Fomos em busca dos homens fugidos de nosso povoado e descobrimos que cinco deles

UNIFESP 2006 - Fomos em busca dos homens fugidos de nosso povoado e descobrimos que cinco deles e suas famílias estavam nas terras de Eulogio, mas os homens deste senhor impediram nos com violência de nos aproximar da entrada do domínio. (Egito romano, em 332 d.C.) 

... os colonos não têm liberdade para abandonar o campo ao qual estão atados por sua condição e seu nascimento. Se dele se afastam em busca de outra casa, devem ser devolvidos, acorrentados e castigados. (Valentiniano, em 371 d.C.) 

Os textos mostram a 
a) capacidade do Império romano de controlar a situação no campo, ao levar a cabo a política de transformar os escravos em colonos presos à terra. 
b) luta de classes, entre camponeses e grandes proprietários, pela posse das terras que o Estado romano, depois da crise do século III, é incapaz de controlar. 
c) transformação, dirigida pelo governo do Baixo Império, das grandes unidades de produção escravistas em unidades menores e com trabalho servil. 
d) permanência de uma política agrária, mesmo depois da crise do século III, no sentido de assegurar um número mínimo de camponeses soldados. 
e) impotência do governo romano do Baixo Império em controlar a política agrária, por ele mesmo adotada, de fixar os pobres livres no campo.

RESPOSTA:
Letra E.

O texto refere-se à instituição do colonato, incrementada depois que a crise do escravismo (iniciada no século III) criou entraves para a obtenção de mão-deobra escrava. Entretanto, embora o colonato fixasse o camponês à terra, o Estado Romano, em plena decadência, mostrou-se impotente para manter integralmente o que havia estabelecido em lei (ver o segundo texto citado).

Nenhum comentário: