PESQUISAR ESTE BLOG

segunda-feira, 25 de abril de 2022

Questão de História - UNIFESP 2008 - Entre aproximadamente 1770 e 1830, a região maranhense conheceu um ciclo de prosperidade econômica

UNIFESP 2008 - Entre aproximadamente 1770 e 1830, a região maranhense conheceu um ciclo de prosperidade econômica, graças 
a) à produção e exportação do algodão, matéria-prima então muito requisitada por causa da Revolução Industrial em curso na Inglaterra. 
b) à criação da pecuária e à indústria do charque, para abastecer o mercado interno então em expansão por causa da crise do sistema colonial. 
c) ao extrativismo dos produtos florestais, cuja demanda pelo mercado internacional teve lugar exatamente naquele momento. 
d) à produção e exportação de arroz, cacau e fumo, cujos produtos começaram a ter aceitação no mercado mundial de matérias-primas. 
e) à produção e exportação do açúcar, o qual, com o aumento da demanda, exigiu novas áreas de cultivo, além da nordestina.

RESPOSTA:
Letra A.

O algodão foi nosso principal produto de exportação durante o chamado “ Renascimento Agrícola”, pois seu concorrente norte-americano não satisfazia plenamente a demanda da indústria têxtil inglesa. Quando, porém, os algodoais dos Estados Unidos alcançaram o Baixo Mississípi, o produto brasileiro entrou em declínio.

Nenhum comentário: