PESQUISAR ESTE BLOG

segunda-feira, 25 de abril de 2022

Questão de História - UNIFESP 2008 - E a elevação do salário mínimo a nível que, nos grandes centros do país, quase atingirá o dos vencimentos máximos

UNIFESP 2008 - “... E a elevação do salário mínimo a nível que, nos grandes centros do país, quase atingirá o dos vencimentos máximos de um [militar] graduado, resultará, por certo, se não corrigida de alguma forma, em aberrante subversão de todos os valores profissionais, estancando qualquer possibilidade de recrutamento, para o Exército, de seus quadros inferiores.” (Memorial dos Coronéis, de fevereiro de 1954.) Sobre o documento, é correto afirmar que expressava 
a) o ponto de vista de todos os coronéis, que estavam preocupados com os baixos salários pagos aos militares. 
b) a posição dos coronéis contrários ao presidente Vargas e à sua política econômica, incluindo a elevação do salário mínimo. 
c) o mal-estar generalizado existente nas fileiras do Exército brasileiro com a política industrial do presidente Vargas. 
d) o descontentamento dos coronéis nacionalistas pelo fato de o salário mínimo não contemplar os trabalhadores rurais. 
e) a luta surda que então existia entre coronéis, de um lado, inimigos de Vargas, e tenentes, de outro, que apoiavam o presidente.

RESPOSTA:
Letra B.

A elevação do salário-mínimo em 100%, criticada pelo “Memorial dos Coronéis”, foi sugerida a Getúlio pelo ministro do Trabalho, João Goulart. Cedendo à pressão dos oficiais, o presidente demitiu Jango; mas, em 1º de maio de 1954, elevou o salário-mínimo na proporção anunciada. É curioso lembrar que os coronéis de 1954 seriam, dez anos depois, os generais que participariam da derrubada do então presidente Goulart.

Nenhum comentário: