PESQUISAR ESTE BLOG

terça-feira, 26 de abril de 2022

Exercícios sobre o Funk - com gabarito

Questão 01 - ENCCEJA 2019 - Funk, agora, é oficialmente cultura. O ritmo foi reconhecido, na terça, 1º de setembro de 2009, como patrimônio cultural pela Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro. No mesmo dia, a Alerj revogou uma lei, criada no ano passado, que restringia a realização de bailes funk e raves no estado.
Disponível em: http://rollingstone.uol.com.br. Acesso em: 12 ago. 2013.
A mudança legal apresentada no texto teve como consequência para esse gênero musical a sua
A) aprovação como instrumento de denúncia.
B) legitimação como parte da identidade local.
C) aceitação como movimento artístico pela elite.
D) valorização como produto comercial na região.

Questão 02 - UFMS 2018 - Leia o texto a seguir. 
"O clipe de “Vai, malandra”, nova música da cantora carioca Anitta, foi lançado no YouTube na segunda-feira, dia 18 de dezembro, às 11 horas. Em 24 horas, teve 14 milhões de visualizações – foi o clipe brasileiro mais visto no dia em que foi lançado e o que ultrapassou a marca de 1 milhão de curtidas mais rapidamente. No Spotify, plataforma de streaming de músicas, o funk alcançou, na quarta-feira, dia 20, a 18ª posição da lista mundial de músicas mais tocadas. Foi a primeira vez que um artista brasileiro ficou no top 20. Estatísticas e recordes que compõe a curva do efeito Anitta em 2017.

A estética de “Vai, malandra” é toda celebração das comunidades cariocas. Anitta é da periferia, de Honório Gurgel, na Zona Norte do Rio. Anitta do funk foi lançada pelo Furacão 2000 sete anos atrás. Anitta é do rebolado, sempre usou seu talento de dançarina para promover seu trabalho como cantora. Não surpreende que ela tenha escolhido honrar essas três características no xeque-mate de sua estratégia de marketing. A cantora defende com afinco, dentro de suas limitações, o feminismo, o poder das mulheres, a diversidade." 
TAVARES, Flávia. Personagem do ano. Revista Época, n. 1018, 25-12-2017, p. 22.

O fenômeno musical Anitta apresenta em sua música funk temáticas bastante debatidas na contemporaneidade. De acordo com o texto, as músicas da cantora brasileira podem ser entendidas como: 
A) uma porta-voz da luta pelo direito à terra, ao trabalho e à família brasileira. 
B) uma interlocutora brasileira pelos direitos aos refugiados e aos imigrantes ilegais em países em guerra. 
C) a luta de classes emoldurada pelo funk, apresentada por meio da legitimação dos trabalhadores ilegais do subúrbio carioca. 
D) o grito da cultura pop pelo reconhecimento e pela demarcação das terras indígenas brasileiras e o reconhecimento da história da população negra no Brasil. 
E) uma apresentadora da cultura do subúrbio carioca e o reconhecimento da mulher na sociedade.

Questão 03 - Banca CONSULPLAN 2009 - “Estação do Funk – um espaço de bailes e oficinas nas antigas instalações do gasômetro, no Rio de Janeiro, para inserir o pancadão carioca na economia e no lazer da cidade. O samba, já foi visto como música de negros, pobres e favelados. Muitos sambistas e músicos, especialmente negros, eram presos por vadiagem, e na suas letras, refletia a vida nos barracos da cidade, assim como o funk hoje. O funk, só nesse ano de 2009, conquistou o direito de ser reconhecido como movimento cultural através da lei estadual 5544, ou seja, teoricamente, não se pode prender funkeiros e proibir bailes funk.” 
(Revista O Globo, 13 de dezembro de 2009.) 
O funk, este ritmo arte, agora considerado bem brasileiro é originário da(dos): Alternativas 
A) Jamaica. 
B) Estados Unidos. 
C) África. 
D) Angola. 
E) Guetos alemães.

Questão 04 - UERJ 2014/1 - É som de preto
de favelado
mas quando toca ninguém fica parado

(...)
O nosso som não tem idade, não tem raça
E não tem cor
Mas a sociedade pra gente não dá valor
Só querem nos criticar pensam que somos animais
Se existia o lado ruim hoje não existe mais
Porque o funkeiro de hoje em dia caiu na real
(...)
MC Amilcka letras.mus.br

Projeto de lei 4124/2008
O movimento funk do Brasil constitui-se, hoje, em atividade das mais relevantes. Consagrado como voz da periferia, o funk põe em evidência, mais do que um mero estilo musical, um modo de vida — a linguagem, os signos e os emblemas — de uma parte da juventude brasileira que até então foi praticamente invisível aos olhos da nossa sociedade.
Adaptado de camara.gov.br.

A lei que transforma o funk em patrimônio cultural imaterial do Rio de Janeiro foi aprovada em 2009.
A principal razão para esse reconhecimento legal está associada à política de:
a) defesa de ritmos brasileiros 
b) inclusão de grupos políticos 
c) projeção de jovens intérpretes 
d) valorização de manifestações populares

Questão 05 - Banca AOCP 2018 - Recentemente, discussões sobre a criminalização do Funk Carioca voltaram a surgir, com propostas em tramitação nas casas legislativas. O Funk não é o primeiro ritmo a sofrer tentativas de supressão. Assinale a alternativa que apresenta outro ritmo brasileiro que sofreu essa tentativa. 
A) Samba. 
B) Forró. 
C) Axé. 
D) Bossa Nova. 
E) Brega.

Questão 06 - ENEM 2020 PPL - TEXTO I 
A dupla Claudinho e Buchecha foi formada por dois amigos de infância que eram vizinhos na comunidade do Salgueiro. Os cantores iniciaram sua carreira artística no início dos anos 1990, cantando em bailes funk de São Gonçalo (RJ), e fizeram muito sucesso com a música Fico assim sem você, em 2002. Buchecha trabalhou por um bom tempo como office boy e Claudinho atuou como peão de obras e vendedor ambulante. 
Disponível em: http://dicionariompb.com.br. Acesso em: 19 abr. 2018 (adaptado). 

TEXTO II 
Ouvi a canção Fico assim sem você no rádio e me apaixonei instantaneamente. Quando isso acontece comigo, não posso fazer nada a não ser trazer a música pra perto de mim e então começar a cantar e tocar sem parar, até que ela se torne minha. A canção caiu como uma luva no repertório do disco e eu contava as horas pra poder gravá-la. CALCANHOTTO, A. Fico assim sem você. Disponível em: www.adrianapartimpim.com.br. Acesso em: 19 abr. 2018 (adaptado). 

A letra da canção Fico assim sem você, que circulava em meios populares, veiculada pela grande mídia, começou a integrar o repertório de crianças cujas famílias tinham o hábito de ouvir o que é conhecido como MPB. 
O novo público que passou a conhecer e apreciar essa música revela a
a) legitimação de certas músicas quando interpretadas por artistas de uma parcela específica da sociedade. 
b) admiração pelas composições musicais realizadas por sujeitos com pouca formação acadêmica. 
c) necessidade que músicos consagrados têm de buscar novos repertórios nas periferias. 
d) importância dos meios de comunicação de massa na formação da música brasileira. 
e) função que a indústria fonográfica ocupa em resgatar músicas da periferia.

GABARITO
01 - B
02 - E
03 - B
04 - D
05 - A
06 - A

Nenhum comentário: