PESQUISAR ESTE BLOG

domingo, 24 de abril de 2022

Questão de História - URCA 2018/2 - Carolina Maria de Jesus nasceu em 1914, em Sacramento, Minas Gerais. De família pobre

URCA 2018/2 - “Carolina Maria de Jesus nasceu em 1914, em Sacramento, Minas Gerais. De família pobre, ela cursou somente os primeiros anos do primário, e se mudou para São Paulo em 1937, onde trabalhou como doméstica e catadora de papel. Nesse período, ela mantinha consigo inúmeros diários onde relatava o seu dia a dia como moradora da favela do Canindé. Em 1958, ao fazer uma reportagem no Canindé, o jornalista Audálio Dantas conheceu Carolina e leu seus 35 diários. Dois anos depois, ele publicou um dos diários com o título de Quarto de Despejo: Diário de uma Favelada. A obra vendeu mais de 100 mil exemplares em 40 países e foi traduzida em 13 línguas. Em 1961, Carolina de Jesus lançou Casa de Alvenaria: Diário de uma Ex-favelada e, no ano seguinte, publicou Pedaços da Fome, seu único romance. Depois de desentendimentos com editores, em 1969, a escritora saiu de São Paulo e mudou-se para um sítio. Morreu em 1977, aos 62 anos, de volta à pobreza. 
(BBC-Brasil: Negros e negras brasileiros que deveriam ser mais estudados nas escolas. Cap. no endereço: http://www.bbc.com/portuguese/brasil-42033622) 
Considerando a situação dos povos negros no Brasil em fins do século XIX e primeiras décadas do século XX, assinale a alternativa correta: 

a) A campanha pela abolição da escravidão reuniu um grande contingente de apoiadores entre várias classes sociais. Contudo, após a assinatura da Lei Áurea, as populações negras foram entregues à própria sorte não havendo qualquer política de integração ou transição do trabalho escravo ao livre, sendo os senhores eximidos de qualquer responsabilidade para com os libertos. 
b) A partir da década de 1870, incentivou-se a entrada do trabalhado imigrante, sobretudo, o europeu para trabalhar nas lavouras do Sudeste, sendo que no último decênio daquele século, uma grande quantidade de imigrantes já havia entrado no país e o contato entre esses e a população de trabalhadores escravizados, posteriormente libertos, foi fundamental para a integração dos negros em novos postos de trabalho e melhoria de vida. 
c) Após a abolição da escravidão, milhares de libertos procuraram os centros urbanos em busca de trabalho e melhores condições de vida. Cidades como Rio de Janeiro e São Paulo, passaram por grandes reordenamentos urbanos, no começo do século XX, para melhor receber essas populações que foram abrigadas em casas nos subúrbios recém construídos dessas cidades. 
d) A produção cultural, artística e intelectual negra, foi inexpressiva em termos mais amplos da sociedade brasileira. 
e) João Cândido, que ficou conhecido como o Almirante Negro, liderou um importante movimento armado no centro do Rio de Janeiro, contra a campanha de vacinação da varíola.

RESPOSTA:
Letra A.

Nenhum comentário: