PESQUISAR ESTE BLOG

domingo, 24 de abril de 2022

Questão de História - UNIFESP 2004 - Vedes desabar sobre vós a cólera do Senhor... Só há cidades despovoadas, mosteiros

UNIFESP 2004 - Vedes desabar sobre vós a cólera do Senhor... Só há cidades despovoadas, mosteiros em ruínas ou incendiados, campos reduzidos ao abandono... Por toda parte o poderoso oprime o fraco e os homens são semelhantes aos peixes do mar que indistintamente se devoram uns aos outros. Este documento, do séc. X (ano 909), exprime 
a) a situação criada tanto pelas invasões de sarracenos, magiares e vikings quanto pelas frequentes pestes e guerras internas. 
b) uma concepção da sociedade que, apesar de fazer referência a Deus, é secular por sua preocupação com a economia urbana e rural. 
c) o quadro de destruição existente na Itália e na Alemanha, mas não no resto da Europa, por causa das guerras entre guelfos e gibelinos. 
d) uma visão de mundo que, embora religiosa, é democrática, pois não estabelece distinções sociais entre os homens. 
e) um contexto de crise existente apenas na Baixa Idade Média, quando todo o continente foi assolado pela Peste Negra.

RESPOSTA:
Letra A.

O texto reflete a insegurança reinante na Europa Ocidental na Alta Idade Média, durante a fase de cristalização do feudalismo. No entanto, a alternativa, ao mencionar as invasões dos sarracenos (árabes), magiares (húngaros) e vikings (normandos), deixou de citar as invasões eslavas, contemporâneas das anteriores. 

Nenhum comentário: