PESQUISAR ESTE BLOG

sábado, 23 de abril de 2022

Vulcões, a História | National Geographic

Portais para o coração da Terra, eles queimam em caldeirões sem fundo alimentados por uma ira antiga; borbulhando e fervendo milhares de milhas abaixo da superfície e apenas esperando para estourar.

Os vulcões estão espalhados por todo o planeta. Cerca de 1500 vulcões ativos podem ser encontrados em todo o mundo, embora inúmeros outros estejam no fundo do oceano. A maioria dos vulcões, seja em terra ou subaquáticos estão localizados onde placas tectônicas se encontram.

Na verdade o anel de fogo, traça as fronteiras entre várias placas tectônicas ao redor do oceano pacífico. Contém cerca de 75% dos vulcões do planeta.

Ring of Fire (Círculo de Fogo).

Não importa sua forma ou tamanho, todos os vulcões emitem gás ou rocha derretida. A jornada dessas emissões começa nas profundezas da Terra, no núcleo. O núcleo pode ter temperaturas tão altas quanto o Sol.  O núcleo transfere seu calor para o manto rochoso circundante. Ao fazer isso, o calor derrete parte da rocha e essa rocha derretida ou magma é mais leve que a camada de rocha sólida circundante, então sobe através do manto. O magma então escapa através de aberturas da crosta terrestre causando erupções vulcânicas.

O magma que chega na superfície terrestre através das erupções vulcânicas é conhecido como lava.

Para medir e classificar erupções, os cientistas desenvolveram o Índice de Explosividade Vulcânica (ou IEV). O IEV considera vários fatores como o volume de gás, de lava  e outras outras emissões do vulcão junto com a altura da nuvem de erupção acima do cume do vulcão.

A erupção vulcânica mais destrutiva já testemunhada ocorreu na Indonésia, em 1815. Foi no monte Tambora, um estratovulcão na ilha de Sumbawa.

Monte  Tambora, erupção de 1815: a explosão causou terremotos, tsunamis e fluxos piroclásticos que dizimaram dezenas de milhares de vidas indonésias. A erupção destruiu até o topo do monte.

As forças destrutivas da natureza que eles têm, também ajudaram a tornar a vida na Terra possível. Cinzas vulcânicas fornecem nutrientes para o solo próximo tornando a terra fértil e a lava quando esfria endurecem,  formam rochas e criam novos relevos, com o calor do coração da terra os vulcões ajudaram a terraformar o planeta tornando-o rico e com paisagem dinâmica como vemos hoje.

Fonte: Resumo do vídeo Volcanoes 101 | National Geographic.

Nenhum comentário: