PESQUISAR ESTE BLOG

sábado, 9 de abril de 2022

Inversão térmica

Trata-se de um fenômeno natural agravado pela ação humana, mais frequente nos meses de inverno, em períodos de penetração de massas de ar frio.

As inversões térmicas acontecem em escala local por apenas algumas horas. São mais comuns no final da madrugada e no início da manhã. Durante esse período, ocorre o pico da perda de calor do solo por irradiação; portanto, as temperaturas são mais baixas, tanto a do solo quanto a do ar. Quando a temperatura próxima ao solo cai abaixo de 4 ºC, o ar, frio e pesado, fica retido em baixas altitudes. Esse fenômeno ocorre preferencialmente em áreas conhecidas como “fundo de vale”, que permitem o aprisionamento do ar frio. Camadas mais elevadas da atmosfera são ocupadas com ar relativamente mais quente, que não consegue descer. Como resultado, a circulação atmosférica local fica bloqueada por certo tempo, ocorrendo uma inversão na posição habitual das camadas, com o ar frio permanecendo embaixo e o ar quente acima – daí o nome inversão térmica. Logo após o nascer do sol, à medida que o solo e o ar próximo a ele vão se aquecendo, o fenômeno vai gradativamente se desfazendo. O ar aquecido passa a subir e o ar resfriado, a descer, recuperando o padrão habitual da circulação atmosférica e desfazendo a inversão térmica.

Esse fenômeno é mais comum em áreas onde o solo ganha bastante calor durante o dia e o irradia com intensidade à noite.

Um ambiente favorável para a inversão térmica são as grandes cidades, que, pelo fato de apresentarem extensa área construída, desmatada e impermeabilizada por cimento e asfalto, absorvem grande quantidade de calor durante o dia. À noite, no entanto, perdem calor rapidamente. No meio urbano isso vem acompanhado de um problema extra: com a concentração do ar frio nas camadas mais baixas da atmosfera, ocorre também a retenção de toneladas de poluentes. É importante destacar que, em regiões onde o ar não é poluído, a ocorrência de inversão térmica não provoca nenhum problema ambiental. Já nas áreas urbanas que têm grande concentração de poluição no ar, esse fenômeno constitui um sério problema ambiental.

Nenhum comentário:

Qualquer valor...

Faça Uma Doação para o Blog de Geografia

Você gosta das postagens do blog e gostaria de ajudar: Ajude o blog "Blog  de Geografia" a manter seu trabalho. Para isso conto co...