PESQUISAR ESTE BLOG

domingo, 10 de abril de 2022

Agentes de erosão

Conjunto de forças que contribuem para o desenvolvimento da erosão do relevo (destruição e sedimentação ou construção de novas formas). Os agentes de erosão são, na sua maior parte, de origem climática, podendo derivar direta ou indiretamente da ação do clima. Entre os fatores que derivam diretamente da ação do clima, temos: variações de temperatura, insolação, variações de umidade, alternância do gelo e degelo, chuvas, ventos, fenômenos elétricos. Entre os fatores que derivam indiretamente do clima, temos: o lençol-d’água de escoamento superficial, os rios, as correntes marinhas e vagas. Além desses diversos fatores, podemos citar os de ordem biológica, como os vegetais, os animais e os homens (vide erosão).

As elevações que existem na crosta terrestre estão sendo constantemente trabalhadas pela erosão, que reduz progressivamente a altitude das montanhas, colinas, morros, etc. Progressivamente, todas as elevações são reduzidas a um nível baixo bem próximo do nível do mar (peneplanos nos climas temperados). Os elementos responsáveis por essa ação de destruição são chamados agentes de erosão.

Existem, no entanto, outras forças que, de tempos em tempos, elevam certas porções da crosta, constituindo as montanhas, os planaltos ou as superfícies de arrasamento. Assim sendo, o relevo não desaparece completamente, persistindo sobre os continentes, em algumas regiões, cadeias montanhosas. 

GUERRA, Antônio Teixeira. Novo dicionário geológico-geomorfológico. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1997. p. 17-18.

Nenhum comentário: