segunda-feira, 19 de dezembro de 2016

Questões de Geografia do Vestibular UNISC / Verão 2015 - com gabarito

Questão 01 - UNISC / Verão 2015 - Há mapas que podem representar os mais diversos temas por meio de recursos gráficos que indicam a grandeza do fenômeno destacado. São os mapas estilizados, em que não há preocupação quanto a proporção, forma e tamanho das regiões, continentes e países, uma vez que esses elementos variam conforme os dados que se quer representar. A distorção proposital das áreas e das formas nos mapas estilizados é chamada de anamorfose, que é uma representação na qual o objeto principal é a visualização quantitativa dos dados ou informações apresentadas. A anamorfose abaixo corresponde:
a) Índice de Desenvolvimento Humano (IDH). 
b) População Absoluta por país. 
c) Produto Interno Bruto (PIB). 
d) Distribuição dos Recursos Hídricos. 
e) Índice de Mortalidade Infantil.

Questão 02 - UNISC / Verão 2015 - A indicação no mapa a seguir mostra o trajeto de um viajante que saiu do ponto A com destino ao ponto B. Considere, nesse mapa, a regionalização do Brasil de acordo com o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

Sobre o trajeto realizado pelo viajante, assinale a alternativa correta.
a) O viajante saiu da Região Norte, em que prevalece o clima tropical, com predomínio da floresta amazônica e relevo de planícies, tendo por base, no setor econômico, o extrativismo mineral e vegetal, bem como o turismo. Seu destino é a Região Sul, que tem clima temperado, com resquícios de matas de araucárias e relevo de planalto, no setor econômico, destaca-se o industrial nos seguintes segmentos: metalúrgico, automobilístico e têxtil.
b) O viajante saiu da Região Norte, uma região que predomina a floresta amazônica, de clima equatorial com relevo de planícies e depressões. Essa região teve um grande crescimento na década de 60, com a construção da Zona Franca de Manaus. Seu destino é a Região Sul, que tem clima subtropical, com resquícios de matas de araucárias e campos. No setor econômico destaca-se o setor industrial, sendo a segunda região mais industrializada do Brasil e a agricultura tem grande importância para a economia regional e nacional.
c) O viajante saiu da Região Norte, de clima subtropical, com o predomínio do Cerrado, além, do Pantanal, essa região tem sua economia baseada no setor da agricultura, bem como o extrativismo mineral e vegetal. Tem como destino a Região Sudeste de clima semiárido, em que predomina a mata Atlântica. Nessa região, predominam a industrialização, as atividades de pecuária e a agricultura.
d) O viajante saiu da Região Nordeste que apresenta características físicas e socioeconômicas que variam de acordo com a região, fato que explica as sub-regiões do Nordeste: Meio-Norte, Zona da Mata, Agreste e Sertão. Tem como destino a Região Sudeste, que apresenta vários tipos de clima: tropical, tropical de altitude, subtropical, litorâneo úmido e semiárido, sendo que a vegetação varia de acordo com o clima e encontra-se bastante devastada por causa da expansão agrícola, sendo a mais rica e populosa do Brasil.
e) O viajante não passou pelas regiões Norte, Centro Oeste e Sul.

Questão 03 - UNISC / Verão 2015 - O prêmio da longitude

“O tempo estava péssimo, com ventos fortes, tempestades e céu completamente encoberto. Depois de três semanas, o céu clareou, vários navios calcularam a latitude e tomaram-se medidas da profundidade. Quando sir Clowdisley (comandante da esquadra) convocou uma reunião entre os pilotos, todos concordaram que estavam na borda da plataforma continental, aproximando do Canal da Mancha.

O céu nublou de novo e a frota prosseguiu para o leste, impelida por ventos favoráveis. Em 22 de outubro de 1707, por volta das sete e meia da noite, quatro navios se chocaram contra um recife ao largo das Ilhas Scilly, cerca de vinte milhas a oeste da Cornuália, situada próximo a Grã-Bretanha.(...)

Pensou-se que a tragédia tivesse resultado do desconhecimento da posição do navio, mas recentemente os historiadores começaram a ver de maneira diferente o naufrágio ao largo das Ilhas Scilly. Acredita-se que, quando o almirante consultou os pilotos, as conclusões destes estavam corretas – eles sabiam onde estavam e aonde queriam ir -, e que o desastre foi causado por erros nos mapas e cartas de navegação que eles usavam.(...) Independente da causa direta do desastre – mapas imprecisos ou navegação falha -, a causa básica era o desconhecimento da longitude. O clamor público que se seguiu à tragédia levou o Parlamento a aprovar uma lei, em 1714, oferecendo um prêmio muito maior do que o oferecido por outros países, pois a Grã-Bretanha tinha a maior e mais importante Marinha mercante do mundo. Qualquer aparelho ou invento para determinar a longitude que ‘tenha sido testado e considerado viável e útil no mar’ seria recompensado com 20 mil libras.(...)”

Fonte: DASH, Joan. O prêmio da longitude. São Paulo: Companhia das Letras, 2002, p.14-16 apud LUCCI, Elian Alabi et al. Território e sociedade no mundo globalizado. Ensino Médio – Volume 1, 2. ed. São Paulo: Saraiva, 2013, p. 22 (adaptado).

Considerando o texto acima e seus conhecimentos, analise as afirmativas. I – Uma das causas apontadas no acidente com a Esquadra Marinha britânica nas Ilhas Scilly, refere-se aos erros contidos nos mapas e cartas de navegação.
II – Quando sir Clowdisley (comandante da esquadra) convocou uma reunião entre os pilotos, todos concordaram que estavam na borda da plataforma continental, que se refere a parte do relevo submarino, que tem origem sedimentar e inclina-se até o fundo oceânico, atingindo entre 3.000 e 5.000 metros de profundidade.
III – O oceano que a esquadra navegava era o Atlântico.
IV – Em 22 de outubro de 1707, por volta das sete e meia da noite, quatro navios se chocaram contra um recife ao largo das Ilhas Scilly, cerca de vinte milhas a oeste da Cornuália. As Ilhas Scilly localizam-se no continente europeu.
V – Embora a latitude fosse demarcada com relativa precisão desde a Antiguidade, a demarcação da longitude só ocorreu no decorrer do século XVIII. As longitudes são à distância em graus de qualquer ponto da Terra em relação ao Meridiano de Greenwich. Suas medidas vão de – 90º até 90º.

Assinale a alternativa correta.
a) Somente as afirmativas I, II e IV estão corretas.
b) Somente as afirmativas III, IV e V estão corretas.
c) Somente as afirmativas I, III e IV estão corretas.
d) Somente as afirmativas II, IV e V estão corretas.
e) Todas as afirmativas estão corretas.

Questão 04 - UNISC / Verão 2015 - Nos últimos anos, temos assistido a um aumento significativo no que se refere ao número de prédios que são construídos em diferentes cidades. Isso tem feito com que a paisagem seja alterada significativamente. Considerando as grandes alturas de muitos desses prédios, este processo recebe o nome de
a) Conurbação.
b) Favelização.
c) Horizontalização.
d) Gentrificação.
e) Verticalização.

Questão 05 - UNISC / Verão 2015 - O espaço pode ser diferenciado pela apropriação de parcelas espaciais. Nesse caso, são aplicadas estruturas de repartição, gestão e ordenamento de cada uma das parcelas que podem ser administradas, por exemplo, pelo Estado. Tais estruturas envolvem fronteiras, normas e convenções políticas e administrativas, sentimentos de identificação e, principalmente, relações de poder. Internacionalmente, as relações entre estas parcelas podem gerar conflitos e/ou acordos em função de suas singularidades. Tais parcelas espaciais, no contexto dos conceitos que formam a área da Geografia, recebem o nome de
a) Lugar.
b) Paisagem.
c) Ambiente.
d) Território.
e) Região.

Questão 06 - UNISC / Verão 2015 - Os processos capitalistas impulsionaram diversas transformações que envolvem a circulação de informações, de pessoas e produtos por diferentes países. Foram estabelecidos diversos pontos de interconexão que, de certo modo, aproximam sujeitos, conhecimentos e fortalecem tendências internacionais. Tal situação é potencializada por tecnologias contemporâneas ao mesmo tempo em que evidencia significativos contrastes sociais, culturais e econômicos. Recentemente estas transformações se tornaram mais significativas. Este fenômeno é chamado de
a) estratificação.
b)territorialização.
c) nacionalização.
d) lugarização.
e) globalização.

GABARITO
01 - D
02 - B
03 - C
04 - B
05 - D
06 - E

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