PESQUISAR ESTE BLOG

terça-feira, 20 de dezembro de 2016

Questões de Geografia do Vestibular UFV / 2010 - com gabarito

Questão 01 - UFV / Med. 2010 - O campo brasileiro é bastante heterogêneo. Na grande maioria dos municípios situados no interior do país a agropecuária se constituiu como principal atividade econômica. O dinamismo econômico das cidades depende principalmente do desempenho da agropecuária. Apesar da permanência dessa importância, o campo tem apresentado mudanças significativas na sua dinâmica, tendo se tornado cada vez mais diversificado. O êxodo rural perdeu força a partir dos anos 1980, chegando em alguns casos, a haver a retomada do crescimento da população rural. 

(HESPANHOL, Antônio Nivaldo. O desenvolvimento do campo no Brasil. In: FERNANDES, Bernardo M; MARQUES, Marta Inez M.; SUZUKI, Júlio C. Geografia Agrária: teoria e poder. São Paulo: Expressão Popular, 2007. p. 277.) 

Com base nas informações do texto acima e nos conhecimentos sobre o campo brasileiro, assinale a afirmativa CORRETA: 
a) A retração nos níveis de instrução da população rural tem dificultado o acesso, principalmente de jovens, à colocação no mercado de trabalho da cidade. 
b) As atividades rurais não agrícolas, como turismo rural e pesque-pague, vêm propiciando mudanças no perfil da população rural. 
c) Houve o retorno da população ao campo em algumas regiões do país, oriunda especialmente das cidades grandes, não ocorrendo tal fenômeno em municípios médios e pequenos. 
d) Registrou-se nas duas últimas décadas um aumento acentuado da movimentação da população rural das grandes cidades, em razão da retração da agropecuária brasileira.

Questão 02 - UFV 2010 - Com relação ao conceito de “rede urbana”, assinale a afirmativa CORRETA:
a) Constitui um sistema integrado de cidades formado exclusivamente pela infraestrutura de transporte, energia e informação.
b) Apresenta-se como um conjunto de cidades interdependentes com um núcleo urbano central que articula as atividades econômicas entre elas.
c) Define um sistema integrado de cidades formado por uma realidade material (rede técnica) e outra imaterial (rede social).
d) Representa um conjunto de cidades com um sistema integrado a partir dos eixos centrais de distribuição de mercadorias.

Questão 03 - UFV 2010 - Um aspecto importante a ser observado sobre as cidades é sua função, caracterizada principalmente pela especialização de alguns setores componentes das áreas urbanas.
A sequência CORRETA é:
a) 2, 1, 4 e 3.
b) 4, 2, 1 e 3.
c) 1, 2, 3 e 4.
d) 3, 4, 1 e 2.

Questão 04 - UFV 2010 - Observe as figuras abaixo, que representam os três principais estágios do ciclo de erosão.

Com base nos conhecimentos sobre processo erosivo e na análise das figuras, assinale a alternativa que apresenta CORRETAMENTE os ciclos de erosão na sequência das figuras A, B e C:
a) Juventude, senilidade e maturidade.
b) Maturidade, juventude e senilidade.
c) Senilidade, juventude e maturidade.
d) Senilidade, maturidade e juventude.

Questão 05 - UFV 2010 - Observe os mapas abaixo, que representam o panorama geoeconômico no século XVIII.

De acordo com o mapa e os conhecimentos sobre as regiões econômicas na formação do território brasileiro, assinale a alternativa que indica INCORRETAMENTE a área de produção voltada para o mercado externo:
a) Café, no Vale do Paraíba do Sul.
b) Algodão, ao longo do rio Amazonas.
c) Cana-de-açúcar, na Zona da Mata nordestina.
d) Mineração, em Minas Gerais.

Questão 06 - UFV 2010 - Com a construção da Usina de Sobradinho, no Rio São Francisco, formou-se até hoje o maior represamento de águas no Brasil, inundando dezenas de povoados e quatro cidades, e deslocando cerca de 70 mil pessoas. Esse contingente populacional foi reassentado a aproximadamente 700 Km de distância de onde vivia, contrariando a vontade das pessoas (além da relação econômica entre o homem e o meio ou espaço por ele habitado, existem relações de afeição pelo lugar — o espaço encerra história de vida). Leia as afirmativas abaixo sobre as consequências da construção de uma barragem na vida das pessoas que foram reassentadas:
I. A mudança do local de moradia não interfere nas comunidades, visto que o ser humano não se territorializa.
II. A construção da identidade local é realizada a partir da posse da terra, portanto é irrelevante onde elas vivem.
III. Há um sentimento de perda, considerando que as pessoas constroem suas relações no lugar onde elas vivem.
IV. A cultura que as pessoas levam dos seus locais de moradia demanda a construção de nova territorialidade. Está CORRETO o que se afirma apenas em:
a) III e IV.
b) I e II.
c) II e III.
d) I e IV.

Questão 07 - UFV 2010 - Observe o gráfico abaixo e as afirmativas a ele referentes:

I. O crescimento da população brasileira se intensificou após a Segunda Guerra Mundial.
II. O aumento populacional verificado no período 1940-1980 não está associado ao crescimento vegetativo.
III. O crescimento populacional brasileiro observado no período 1890-1900 deve-se à contribuição da intensa migração dos países africanos para o Brasil.
IV. O crescente aumento da população brasileira está associado a investimentos nos setores de saúde, educação e saneamento básico.
Está CORRETO o que se afirma apenas em:
a) II e III.
b) III e IV.
c) I e IV.
d) I e II.

Questão 08 - UFV 2010 - A intensa expansão urbana, industrial e agrícola tem causado, dentre outros impactos negativos, a destruição dos grandes domínios florestais do planeta. Esse fato não significa apenas o risco de extinção de diversas espécies animais e vegetais, a maior parte delas ainda sequer conhecidas e catalogadas pela ciência, mas o risco de se causar um sério desequilíbrio ambiental, propagando doenças e ameaçando a sobrevivência do homem. NÃO é consequência do desmatamento em grande escala:
a) desencadear processos erosivos.
b) aumentar a infiltração de água para abastecimento dos lençóis freáticos.
c) aumentar o escoamento superficial das águas.
d) contribuir para perenização do regime dos cursos e bacias hidrográficas.

Questão 09 - UFV 2010 - Suponha que sejam 9 horas em Viçosa (MG) e que você, estando aqui, precisa planejar uma ligação interurbana para uma pessoa em Boa Vista (RR), que poderá ser encontrada, nessa cidade, às 11 horas, hora local desse estado. Com base no mapa abaixo, o procedimento CORRETO para efetuar essa ligação é:
a) aguardar duas horas para fazer sua ligação porque no Brasil, embora sejam reconhecidos os limites teóricos dos fusos horários de 15º de longitude, consideram-se apenas os limites práticos definidos pelas fronteiras estaduais.
b) aguardar uma hora para fazer sua ligação porque no Brasil, embora sejam reconhecidos os limites teóricos dos fusos horários de 15º de longitude, consideram-se apenas os limites práticos definidos pelas fronteiras estaduais.
c) fazer sua ligação imediatamente, porque o horário do fuso em que se encontra o estado de Minas Gerais é o mesmo em que se encontra o estado de Roraima.
d) aguardar três horas para fazer sua ligação porque no Brasil, embora sejam reconhecidos os limites teóricos dos fusos horários de 15º de longitude, consideram-se apenas os limites práticos definidos pelas fronteiras estaduais.

Questão 10 - UFV 2010 - De 1900 a 1950, praticamente todo o Planalto Ocidental Paulista já estava ocupado. A cafeicultura havia penetrado o sertão, fazendo de São Paulo o polo econômico capitalista do país. É possível, portanto, afirmar que o café constituiu o principal fator responsável pelo impulso do desenvolvimento capitalista no Brasil e da produção do espaço geográfico no Sudeste nesse período. É INCORRETO afirmar que o desenvolvimento da cafeicultura no Brasil:
a) estimulou o crescimento urbano e a formação de uma agricultura familiar de pequena propriedade. b) consolidou as relações de trabalho assalariado em substituição às relações escravistas.
c) proporcionou a criação das bases financeiras para o desenvolvimento industrial no Brasil.
d) levou à implantação de um sistema ferroviário permitindo a integração entre RJ, SP e MG.

GABARITO
01 - B
02 - C
03 - A
04 - D
05 - B
06 - A
07- C
08 - D
09 - B
10 - A

Nenhum comentário: