PESQUISAR ESTE BLOG

terça-feira, 20 de dezembro de 2016

Questões de Geografia do Vestibular UFV / 2009 - com gabarito

Questão 01 - UFV 2009 - Observe o mapa abaixo, que representa os fluxos migratórios em direção à região Norte, na década de 1990:
Com base nos conhecimentos sobre os processos migratórios no território brasileiro e na análise do mapa, assinale a afirmativa CORRETA:
a) A maioria dos fluxos ocorreram no período do plano de metas do governo JK, estimulados por projetos de integração nacional e pelas oportunidades de emprego nas empresas.
b) Os fluxos oriundos da região Sul majoritariamente estão vinculados ao processo de expansão da fronteira agrícola e se concentram no estado de Rondônia.
c) A origem dos fluxos está concentrada na região Nordeste, devido à migração de retorno e aos grandes projetos mineradores e assentamentos agroflorestais.
d) A região Sudeste aparece como uma das principais fontes de migrantes, devido à falta de oportunidades de emprego e educação e às péssimas condições de educação e saúde nesta região.

Questão 02 - UFV 2009 - O esquema apresentado na figura ao lado representa:

a) um espaço industrial.
b) um complexo industrial metal-mecânico.
c) um complexo agroindustrial.
d) uma agroindústria.

Questão 03 - UFV 2009 - Observe o mapa a seguir, que representa a rede de cidades do Centro-Sul brasileiro:

Com base na análise do mapa e nos conhecimentos sobre rede urbana brasileira, assinale a afirmativa CORRETA:
a) A regionalização da rede de cidades é articulada a partir das metrópoles, que envolve de forma hierárquica centros regionais e subregionais.
b) A articulação de uma rede orientada pela metrópole do Rio de Janeiro, devido às limitações econômicas, abrange exclusivamente os limites territoriais do estado.
c) A rede de cidade articulada pela metrópole de São Paulo limita sua abrangência ao triângulo mineiro, sul de Minas e Mato Grosso do Sul.
d) As metrópoles regionais da região Sul possuem uma área de influência limitada aos seus estados, em função da sua restrita capacidade de atração e difusão econômica.

Questão 04 - UFV 2009 - Recentemente a Geórgia lançou uma ofensiva militar contra a Província separatista da Ossétia do Sul, localizada na divisa com a Rússia.
Com base na figura ao lado e nos conhecimentos sobre o assunto, assinale a afirmativa CORRETA:
a) A região da Geórgia constitui importante rota de transporte de petróleo e gás natural da bacia do Cáspio para o Oriente Médio.
b) O governo de Moscou não aceitou a emancipação da Ossétia do Sul para evitar um conflito com a Geórgia.
c) A Rússia permaneceu neutra, pois historicamente sempre respeitou o direito da Geórgia sobre a região.
d) A Rússia reagiu e apoiou a Ossétia do Sul contrariando os interesses da Geórgia e de seus aliados europeus.

Questão 05 - UFV 2009 - O mapa ao lado mostra o trajeto de um avião que saiu do aeroporto de São Luís (MA) com destino a Salvador (BA).
Considerando que o avião manteve sua direção em linha reta e que a distância entre as duas cidades no mapa é de 4,25 cm, a distância real percorrida pelo avião é de:
a) 850 Km.
b) 8.500 Km.
c) 8,5 Km.
d) 85 Km.

Questão 06 - UFV 2009 - Com base na leitura do texto ao lado e nos conhecimentos sobre as categorias de análise do espaço, é CORRETO afirmar que a categoria geográfica apresentada no poema é o(a):

a) território.
b) paisagem.
c) lugar.
d) região.

Questão 07 - UFV 2009 - Diversos agentes internos modelam a crosta terrestre. Estes agentes ocasionam eventos que transformam extensas áreas da crosta terrestre, gerando em alguns casos verdadeiras tragédias. Com base no texto acima e nos conhecimentos sobre a atuação dos agentes internos de transformação da crosta terrestre, assinale a afirmativa CORRETA:
a) Os vulcões derramam milhares de toneladas de magma exclusivamente na superfície da crosta.
b) Os terremotos são formados a partir de áreas de contato de placas tectônicas.
c) Os agentes internos são responsáveis pela geração de eventos como a tsunami e as erosões.
d) Os agentes internos, como o intemperismo, geram grandes modificações em áreas de planalto.

Questão 08 - UFV 2009 - Com base nos conhecimentos sobre a dinâmica espacial da atividade industrial e a industrialização brasileiras, assinale a afirmativa CORRETA:
a) A região Sul teve seu processo de industrialização iniciado a partir das décadas de 1940 e 1950 com o objetivo de atingir o mercado regional e o Mercosul.
b) A região Nordeste caracteriza-se pela presença predominante de pequenas indústrias, distribuídas homogeneamente, demonstrando um forte equilíbrio na economia regional.
c) A região Sudeste perdeu o status de pólo industrial brasileiro devido à descentralização da indústria de alta tecnologia para outras regiões.
d) A região Centro-Oeste se caracteriza pela presença das agroindústrias espalhadas pelo território, as quais são responsáveis por grandes transformações espaciais.

Questão 09 - UFV 2009 - Analise as figuras abaixo, que representam climogramas:

Com base na análise dos climogramas e nos conhecimentos sobre os tipos de climas, assinale a alternativa que indica CORRETAMENTE a seqüência de climas:
a) Equatorial, Tropical Semi-árido e Tropical de Altitude.
b) Tropical de Altitude, Equatorial e Tropical Semi-árido.
c) Equatorial, Tropical Úmido e Tropical Semi-árido.
d) Tropical Semi-árido, Tropical de Altitude e Equatorial.

Questão 10 - UFV 2009 - Ao refletirmos sobre a condição da África e seu papel frente aos desafios da globalização e da internacionalização do capital, deparamo-nos com uma contradição: de um lado, a exclusão de grande parte do continente do sistema econômico mundial; de outro, as muitas iniciativas por parte de governos, buscando parcerias econômicas e tecnológicas com alguns países do continente. Com base nas afirmações do texto e nos conhecimentos sobre a realidade africana, assinale a afirmativa CORRETA:
a) Os países do continente convivem com uma forte desigualdade social e com problemas de fome e saúde pública e, ao mesmo tempo, com grandes progressos econômicos oriundos de investimentos privados.
b) Os países da África Subsaariana são os que apresentam as menores contradições socioeconômicas, em função de acordos produtivos com países europeus.
c) Os países da chamada “África Branca” conseguiram atingir um maior grau de desenvolvimento econômico, graças à democracia histórica, às riquezas minerais e às características étnicas.
d) O continente apresenta, majoritariamente, uma riqueza natural que é explorada por empresas estrangeiras, mediante a permissão da elite local, oprimindo e empobrecendo a população.

GABARITO
01 - B
02 - C
03 - A
04 - D
05 - A
06 - C
07 - B
08 - D
09 - C
10 - D

Nenhum comentário: