UNIMONTES 2013/1 - Para Karl Marx (1818-1883), a renda não é um fator independente da produção; é, antes, uma expressão da parcela maior ou menor do produto a que um grupo de indivíduos pode ter direito em decorrência de sua posição na estrutura de classes. São proposições relativas à teoria de classes desse autor, EXCETO
A) Na sociedade capitalista, a configuração básica de classes é determinada por critérios e pelo estabelecimento de privilégios provenientes da forma de organização jurídica e política de cada sociedade. B) De maneira simplificada, as classes apresentam-se num modelo dicotômico: de um lado, os proprietários ou possuidores dos meios de produção, de outro, os que não os possuem.
C) No modo capitalista de produção, ocorre a separação entre o trabalho e os meios de produção, em que o primeiro se transforma em trabalho assalariado e o segundo, em capital, base para a formação das classes.
D) A polaridade entre as classes apresenta-se historicamente de diferentes maneiras conforme as relações sociais e econômicas de cada formação social e de cada modo de produção.
RESPOSTA:
Letra A.
Nenhum comentário:
Postar um comentário