PESQUISAR ESTE BLOG

quarta-feira, 2 de dezembro de 2020

Questão PET - Leia o fragmento de texto a seguir: Há favelas gigantescas

2 — Leia o fragmento de texto a seguir: Há favelas gigantescas geradas pelas monoculturas que estão por aí Entrevista do líder camponês Manoel da Conceição ao site Repórter Brasil, 4 jul. 2006 (adaptado). 

a) Interprete a afirmação do líder camponês, considerando a extensão das propriedades agrícolas do país. 
RESPOSTA
a) O líder camponês se refere à grande concentração de terras nos espaços rurais brasileiros para a produção comercial de monoculturas voltadas para diversos mercados. A produção agropecuária brasileira bate recorde de colheitas e áreas cultivadas anualmente, o que não quer dizer que as disparidades socioeconômicas no país sejam reduzidas pela alta produção. Na verdade, essa situação é derivada, muitas vezes, pela ampliação das terras cultivadas por poucos proprietários, reduzindo o acesso, à terra produtiva, de milhões de trabalhadores rurais. Estes, sem outras opções de trabalho e renda (devido à forte mecanização da agricultura monocultora brasileira), migram para centros urbanos de variados tamanhos, aumentando a quantidade de pessoas que sofrem com a falta de habitação. Tal deficiência de habitações para populações de baixa renda (ou sem renda) nas cidades brasileiras amplia a formação de favelas.


b) Explique o que é latifúndio.
RESPOSTA
b) um regime de propriedade agrária caracterizado pela concentração desequilibrada de terras que são pertencentes a poucos proprietários que fazem baixo (ou nenhum) aproveitamento físico delas. Ou seja, os latifúndios são extensas propriedades rurais onde existe uma grande proporção de terras cultivadas ou não e são exploradas com tecnologia obsoleta e de baixa produtividade com mão de obra de baixo custo. Ou ainda: determinada gleba de terra, no Brasil, independentemente de sua extensão territorial, desde que maior do que o módulo rural definido pelo INCRA, e mantido inexplorado ou mal explorado, caracterizando o que se denomina de exploração predatória da terra.

Nenhum comentário: