Lista de Exercícios sobre Vidas Secas, de Graciliano Ramos (01)
1 - FDF 2016 - De Graciliano Ramos e sua obra Vidas Secas é INCORRETO afirmar que
a) novela que integra o chamado “ciclo da seca” do nordeste brasileiro, apresenta personagens heroicos e épicos que ilustram a afirmação de que o sertanejo é antes de tudo um forte.
b) principal expoente do chamado “romance de 30” no Brasil, Graciliano Ramos ultrapassou em muito o regionalismo que marcou a obra de tantos autores do movimento.
c) em Vidas Secas o sertão não vira mar, é sempre árido com areias escaldantes, animais moribundos e mortos e vegetação retorcida.
d) a obra retrata o camponês nordestino em sua caminhada infrutífera em terra sempre alheia, sem direitos e despojado até da fala.
2 - FDF 2015 - – Fabiano, você é um homem, exclamou em voz alta.
Conteve-se, notou que os meninos estavam perto, com certeza iam admirar-se ouvindo-o falar só. E, pensando bem, ele não era homem: era apenas um cabra ocupado em guardar coisas dos outros. Vermelho, queimado, tinha os olhos azuis, a barba e os cabelos ruivos; mas como vivia em terra alheia, cuidava de animais alheios, descobria-se, encolhia-se na presença dos brancos e julgava-se cabra.
Olhou em torno, com receio de que, fora os meninos, alguém tivesse percebido a frase imprudente. Corrigiu-a, murmurando:
– Você é um bicho, Fabiano.
Do trecho acima, de Vidas Secas, obra de Graciliano Ramos, pode-se admitir que
a) é delimitado pelo discurso direto e pelo vocativo, sem apresentar antagonismo na nomeação do personagem.
b) se marca pelo discurso descritivo que se faz presente na caracterização do personagem e de seu contexto.
c) tem no discurso narrativo a base do texto, inexistindo qualquer outro tipo de caracterização.
d) revela oposição entre homem e bicho, circunscrita apenas no uso do discurso indireto livre.
e) apresenta um narrador de terceira pessoa que impede o uso do monólogo interior e submete o personagem ao seu controle onisciente.
3 - FDF 2011 - "Alguns dias antes estava sossegado, preparando látegos, consertando cercas. De repente, um risco no céu, outros riscos, milhares de riscos juntos, nuvens, o medonho rumor de asas a anunciar destruição. Ele já andava meio desconfiado vendo as fontes minguarem. E olhava com desgosto a brancura das manhãs e a vermelhidão sinistra das tardes." O trecho acima que integra a obra Vidas Secas, de Graciliano Ramos, apresenta uma linguagem em que predomina
a) a construção poética, evidenciada pelo processo de seleção e combinação em que figuras estilísticas e jogo de cores criam plasticamente o cenário da desolação e da seca.
b) apenas a preocupação informativa que referencializa o espaço e o mostra como cenário desolador e inóspito ao ser humano.
c) a caracterização do meio como força positiva capaz de atuar sobre as criaturas e de equilibrar as tensões que as afligem.
d) ausência de recursos emotivos, uma vez que, narrado em terceira pessoa, reflete apenas a visão de um narrador descomprometido com a realidade.
e) construção gramatical rigorosa marcada por uma sintaxe complexa, capaz de impedir o entendimento imediato do texto.
4 - FDF 2014 - Fabiano, meu filho, tem coragem. Tem vergonha, Fabiano. Mata o soldado amarelo. Os soldados amarelos são uns desgraçados que precisam morrer. Mata o soldado amarelo e os que mandam nele.
Considerando o trecho do livro Vidas Secas, de Graciliano Ramos, e o conhecimento que se possa ter da obra inteira, o sentimento expresso por Fabiano contra o soldado amarelo justifica-se plenamente por ele ter
a) sido forçado pelo soldado amarelo a participar de um jogo de cartas no qual perdeu o pouco que tinha. b) sido incapaz de vingar-se do soldado amarelo porque via nele o representante da autoridade inquestionável do governo.
c) sido o soldado a causa de sua prisão e espancamento, ao reagir a uma agressão sofrida.
d) sido complacente com o soldado amarelo, diante da oportunidade de matá-lo com um facão, quando topou com ele, sozinho, na catinga.
e) armado uma cilada para atrair o soldado, surpreendendo-o em situação de fragilidade e ter-se acanalhado diante dele, submetendo-se à sua vontade.
5 - FDF 2013 - Texto 1. - Eram todos felizes. Sinha Vitória vestiria uma saia larga de ramagens. A cara murcha de Sinha Vitória remoçaria, as nádegas bambas de Sinha Vitória engrossariam, a roupa encarnada de Sinha Vitória provocaria a inveja das outras caboclas.
Texto 2. - Sinha Vitória achou que sim. Fabiano agradeceu a opinião dela e gabou-lhes as pernas grossas, as nádegas volumosas, os peitos cheios. As bochechas de Sinha Vitória avermelharam-se e Fabiano repetiu com entusiasmo o elogio. Era. Estava boa, estava taluda, poderia andar muito.
Os trechos acima referem-se a dois momentos diferentes vividos pela mesma personagem, na novela Vidas Secas, de Graciliano Ramos. E envolvem a mudança e a fuga, ou seja, o começo e o fim da narrativa. Assim, indique a alternativa que NÃO confirma a relação entre os trechos.
a) O primeiro representa um estado de desejo, indiciado pelo uso dos tempos verbais.
b) Ambos servem para confirmar um processo de transformação positiva ocorrido na vida de Sinha Vitória e sua família.
c) O segundo confirma as previsões do primeiro e apresenta um quadro de melhoria verificada na vida de Sinha Vitória.
d) O primeiro revela uma situação de carências resultantes do quadro de penúria e miséria vivido pela personagem.
e) Há entre eles uma relação de complementaridade configurada em diálogos de tempos e vozes diferentes.
GABARITO
01 - A
02 - B
03 - A
04 - C
05 - B
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