UEFS 2013/1 - Era a visão vermelha que arrastaria a todos, fatalmente, numa dessas noites sangrentas desse fim de século. Sim, uma noite, o povo em torrentes, desenfreado, correria assim pelos caminhos, gotejando o sangue burguês, exibindo cabeças, semeando o ouro dos cofres arrombados. As mulheres gritariam, os homens abririam suas queixadas de lobos, prontos para morderem. [...] Não sobraria nada, as fortunas e os títulos das situações adquiridas desapareceriam, até o dia em que talvez desabrochasse uma nova sociedade. Sim, eram essas coisas que estavam passando pela estrada, como uma força da natureza, e vinha delas o vento terrível que lhes açoitava os rostos.”
(ZOLA. In: BRAICK;MOTA, 2010, p. 216).
O trecho de uma obra de Émile Zola refere-se à violenta reação das famílias de mineiros franceses contra as péssimas condições de trabalho, na era da Revolução Industrial. Como reação dos trabalhadores a situações como essas, surgiram as teorias socialistas, que
a) apoiavam o afastamento do Estado da vida econômica, deixando que o mercado se autorregulasse.
b) defendiam o progresso dos mais capazes, em prejuízo daqueles que não apresentavam força individual para progredir.
c) defendiam uma divisão justa da riqueza entre todos, por meio de reformas sociais ou pelo caminho da revolução.
d) recomendavam aos empresários a aplicação de medidas assistencialistas para a melhoria das condições de trabalho.
e) reconheciam que a exploração do operário pela classe empresarial era inevitável, necessitando-se, portanto, de medidas beneficentes para contornar os conflitos.
RESPOSTA:
Letra C.
Nenhum comentário:
Postar um comentário