PESQUISAR ESTE BLOG

sexta-feira, 2 de junho de 2023

Questão de Sociologia - UECE 2023/2 - Para Nancy Fraser, cientista social norte-americana, as reivindicações dos movimentos sociais por justiça social,

UECE 2023/2 - Para Nancy Fraser, cientista social norte-americana, as reivindicações dos movimentos sociais por justiça social, a partir do final do século XX, passaram a dividir-se em dois tipos: as reivindicações redistributivas e as de reconhecimento. O primeiro tipo de reivindicações pretende buscar uma distribuição mais justa de recursos materiais e riquezas dentro de uma sociedade. As reivindicações do tipo reconhecimento traçam metas, no geral, que visam, dentre outros fins, a uma sociedade onde se acolha amistosamente as diferenças sociais e culturais. Considerando esses tipos de reivindicações dos movimentos sociais, avalie as proposições a seguir: 
I. O Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST) e o Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST), no Brasil, fazem parte do tipo de reivindicações redistributivas. 
II. O Occupy Wall Street, de 2011, produziu uma reivindicação do tipo reconhecimento nesse distrito financeiro dos EUA, pois lutava contra a disparidade socioeconômica. 
III. As organizações dos movimentos negro, feminista e LGBTQIAP + produzem reivindicações redistributivas uma vez que lutam contra discriminações e por igualdade de direitos. IV. As reivindicações das pessoas com deficiência são do tipo reconhecimento considerando-se que buscam pela inclusão social e por tratamento justo em ambientes como empresas e escolas. 

É correto o que se afirma somente em 
A) I e IV. 
B) II, III e IV. 
C) I e III. 
D) II e IV.

RESPOSTA:
Letra A.

A questão remete aos movimentos sociais classificando-os em duas categorias quanto às suas reivindicações: redistributivas e as de reconhecimento. O MST e o MTST se enquadram nas reivindicações redistributivas. O primeiro, luta pela reforma agrária e uma melhor distribuição de terras no Brasil. Já o segundo, denuncia o déficit habitacional de nosso país, pressionando os poderes públicos para a questão do direito à moradia para as populações vulneráveis; O Occupy Wall Street, surgido em 2011 nos Estados Unidos, denunciava a concentração da riqueza do planeta entre as grandes corporações, alertando para os problemas do aumentos das desigualdades sociais e o desinteresse do capital por questões sociais e ambientais, portanto, se enquadra em um movimento de reivindicação redistributivas; Os movimentos negro, feminista e LGBTQUIAP+, são movimentos identitários; Os movimentos sociais que lutam pela inclusão de pessoas com deficiência, têm entre suas reivindicações, o reconhecimento do Estado e da sociedade civil de suas necessidades diferenciadas.

Nenhum comentário: