UECE 2023/2 - O ChatGPT é uma tecnologia de inteligência artificial (IA) que foi lançada no final de 2022 e é basicamente um robô virtual (chatbot) que responde a perguntas variadas e pode redigir uma gama considerável de textos dos mais variados tipos e modelos, por exemplo: redações, procurações judiciais, poesias, artigos acadêmicos, matérias jornalísticas e, mesmo, questões de vestibulares. Apesar da euforia com as possibilidades desta IA, a ameaça de disrupção já paira sobre trabalho e emprego. Campos que dependem do texto, como o jornalismo, poderão ser largamente modificados — e vagas poderão sumir para sempre. A competência do ChatGPT em gerar códigos também já provoca questionamentos em um setor relativamente novo: a programação. Mas, uma das áreas que vêm percebendo desde já o potencial de problemas do ChatGPT é justamente uma das mais afetadas pela chegada de novas tecnologias: a educação.
SUZUKI, Shin. O que é o ChatGPT e por que alguns o veem como ameaça, BBC News Brasil, São Paulo, 19 de janeiro de 2023.
Partindo do exposto, assinale a proposição verdadeira.
A) O uso desta inteligência artificial pode provocar a eliminação de postos de trabalho e, assim, aumentar o problema social do desemprego.
B) O exercício humano de escrever e ou redigir textos com coesão, coerência e argumentação racional será substituído por esta nova tecnologia.
C) O impacto desta nova tecnologia nos ambientes laborais proporcionará a criação de mais empregos novos do que a substituição de antigos.
D) A aplicação do ChatGPT nas escolas tem o potencial de substituir trabalhadores não especializados que exercem atividades rotineiras.
RESPOSTA:
Letra A.
Tema que vem ocupando cada vez mais espaço nas mídias, no meio acadêmico e científico, a Inteligência Artificial tem despontado como a grande novidade revolucionária no âmbito da tecnologia. Como todas as transformações, o ChatGPT está cercado de entusiasmo e preocupações. Os avanços científicos e educacionais têm proporcionado, ao mesmo tempo, euforia e preocupações. As facilidades e agilidade nas pesquisas, também inquietam educadores e o próprio mercado, uma vez que o desenvolvimento e consolidação dessa nova tecnologia poderá substituir a mão de obra, gerando desemprego e agravando ainda mais os problemas sociais no século XXI. Recentemente, pesquisadores e executivos assinaram unia carta para tentar parar, momentaneamente, as pesquisas com o ChatGPT, usando como argumentação os riscos profundos para a sociedade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário