UECE 2023/2 - Para Guimarães (2009), o conceito de raça não corresponde a nenhuma realidade natural, pois denota tão somente uma forma de classificação sociocultural, baseada numa atitude negativa frente a certos grupos de uma sociedade. Desse modo, a raça é sociocultural e não natural, mas tal conceito permite fazer passar por realidade natural preconceitos, interesses e valores morais já que pode discriminar e classificar de modo inferiorizado os grupos racializados. Em tempo, o termo “natural”, em sentido amplo, significa uma ordem a-histórica, pois se isenta das contingências particulares de cada época e lugar e representa, assim tomado, atributos gerais do homo sapiens.
GUIMARÃES, Antonio Sérgio Alfredo. Racismo e Antirracismo no Brasil. 3ª ed. São Paulo: Editora 34, 2009.
Considerando o enunciado acima, avalie as seguintes proposições:
I. Não é preciso tratar “raça” como um termo que aponta o “natural” porque, diferentemente, aponta sistemas de hierarquização social.
II. A raça conceitualmente se diferencia da ideia de natureza, mas o racismo é uma forma bastante específica de “naturalizar” a vida social.
III. A noção de raça, pensada como parte da natureza humana, faz com que a realidade das raças esteja limitada ao mundo biológico-natural.
IV. Não é correto entender a raça dentro de um contexto histórico-cultural particular, já que a naturalização do conceito isola o sentido social.
Está correto o que se afirma somente em
A) I e II.
B) II e III.
C) III e IV.
D) I e IV.
RESPOSTA:
Letra A.
Nenhum comentário:
Postar um comentário