UECE 2023/2 - “Para a compreensão das políticas públicas destinadas aos jovens no Brasil há uma interconexão entre aquilo que tende a se tornar uma representação normativa corrente da idade e dos jovens na sociedade e o próprio impacto das ações políticas. Dito de outra forma, a conformação das ações e programas públicos não sofre apenas os efeitos de representações sociais sobre a juventude, mas pode, ao contrário, provocar reformulações dessas representações dominantes que a sociedade brasileira constrói sobre os jovens”.
SPOSITO, Marília Pontes e CARRANO, Paulo César R. “Juventude e Políticas e Públicas no Brasil”, Revista Brasileira de Educação, 24, Dez/2003. Texto adaptado.
Partindo do exposto, assinale a afirmação verdadeira.
A) As políticas públicas para a juventude no Brasil hoje estão orientadas para que se impeça a redução da maioridade penal.
B) Os programas sociais voltados para a juventude são o retrato passivo de formas dominantes de conceber a condição juvenil.
C) As políticas públicas para a juventude tanto são orientadas por concepções sociais como mobilizam novas representações.
D) Os jovens são abrangidos por políticas sociais que reforçam a ideia de delinquência e rebeldia, próprias da idade.
RESPOSTA:
Letra D.
Segundo o texto, as políticas públicas para jovens no Brasil não são apenas o reflexo das representações sociais dominantes sobre a juventude. Em vez disso, essas políticas também têm o potencial de provocar reformulações dessas representações. Em outras palavras, as políticas públicas podem tanto ser influenciadas por, como influenciar as percepções da sociedade sobre os jovens.
As outras opções A, B e D não são consistentes com a mensagem do texto. A opção A é demasiado específica e alega uma finalidade uniforme para todas as políticas públicas de juventude no Brasil. A opção B contradiz diretamente o argumento apresentado pelos autores, e a opção D é uma generalização que não reflete o argumento apresentado no texto.
Nenhum comentário:
Postar um comentário