UEAP 2010 - A sociedade, como toda a realidade, é necessariamente dinâmica, está sempre em processo. Indivíduos, grupos, categorias, agregados, estratos sociais agem e reagem continuamente uns sobre os outros e estão sempre em interação.
Sobre o processo de interação social é possível afirmar:
a) A interação social é geral, pois a influência entre atores sociais é sempre recíproca, havendo sempre ação e reação sobre todas as formas de comunicação.
b) Na interação social, a influência entre agentes sociais é recíproca quando os indivíduos podem estar fisicamente próximos, em contato direto ou manifestem reação no processo. É também unilateral, quando um dos agentes está presente apenas de forma indireta no processo e, desse modo, pode influenciar, mas não pode ser influenciado pelo outro.
c) Na interação social, a influência entre agentes sociais é recíproca somente quando há comunicação. É unilateral quando um dos agentes influencia literalmente o outro, havendo um processo de dominação.
d) A interação social é predominantemente orientada pela posição de um dos atores sociais que, através da formação de opinião, manipula a ação social. Neste sentido, a interação se apresenta como unilateral.
e) A análise científica desse processo social mostra que não existe padronização de comportamento referente a papéis sociais entre os atores que interagem livremente na sociedade.
RESPOSTA:
Letra B.
Nenhum comentário:
Postar um comentário