UVA 2012/1 - “No início os hebreus eram nômades e pastores, vagueando pelos arredores de Ur, na Mesopotâmia. Mais tarde, guiados por enérgicos chefes de família, estabeleceram-se na Palestina...” Analise as afirmativas:
I- Moisés, grande vulto da história hebraica, estadistas, historiador, legislador e moralista, chefiou a saída dos hebreus do Egito.
II- Os hebreus construíram aos poucos uma religião monoteísta, baseada na crença em um só Deus, no messianismo e com códigos éticos como os Dez Mandamentos.
III-Davi escreveu os Salmos, estabeleceu a capital em Jerusalém, unificou as tribos israelitas, submetendo-as a um poder centralizado.
IV- Na sua evolução política os hebreus foram governados pelos patriarcas, juízes e reis.
Pela análise das afirmativas, conclui-se que está(ão) correto(s):
A) os itens, I, II, III e IV
B) apenas os itens I e IV
C) apenas os itens II e III
D) apenas o item I
RESPOSTA:
Letra A.
A Moisés um dos grandes patriarcas dos hebreus, é atribuída a autoria do Pentateuco, Torá para os Judeus e o papel de liderança no processo de saída do povo hebreu do Egito, fato esse conhecido como Êxodo. A religião hebraica se desenvolve a partir de crenças, mitos e cultos que existiam na Mesopotâmia e na Palestina. O processo de transformação articulando várias crenças dos sumérios, persas e Egípcios ajuda a formular a característica fundamental da religião. O Monoteísmo presente também no Islã e no Cristianismo. A Davi é atribuída a escrita de diversos salmos em adoração ao Deus hebreu, além de tal personagem ser tratado como o rei responsável por unir as 12 tribos de Judá. Ao longo da história dos hebreus narrada na Tanash Antigo Testamento para os cristãos, são apresentados patriarcas ( Abraão, Noé e Moisés), juízes (Sansão, Isaías e Samuel) e Reis (Saul, Davi e Salomão).
Nenhum comentário:
Postar um comentário