UECE 2007/1 - “...diz Oliveira Lima que um oficial português jurou a um oficial brasileiro que o Brasil continuaria escravo de Portugal e que o príncipe embarcaria, mesmo que para isto, tivesse sua espada de servir-lhe de prancha”. Fonte: LUSTOSA, Isabel. Perfis Brasileiros: D. Pedro I. São Paulo: Companhia das Letras, 2006. p 132/133. O episódio acima narrado, refere-se ao famoso “Dia do Fico”. Em relação aos desdobramentos dele decorrentes, considere as seguintes afirmativas:
I – A oficialidade portuguesa não se conformou com a decisão de D. Pedro I de permanecer no Brasil. As tropas armadas portuguesas saíram dos quartéis, armados de cassetetes, insultando transeuntes e praticando desacatos.
II – Medidas para conter os desagravos das tropas portuguesas não foram tomadas e contraditoriamente, D. Pedro I exigiu que as mesmas permanecessem no Brasil e posteriormente premiou as tropas, tornando-as sua guarda pessoal.
III – Instalou-se um clima de guerra com toda tropa de linha e miliciana do país. A estes juntaram-se cidadãos de todas as classes: roceiros, agregados, negros forros, escravos dispostos a enfrentar a divisão portuguesa.
São corretas
A) I, II e III
B) apenas I e III
C) apenas I e II
D) apenas II e III
RESPOSTA:
Letra B.
Nenhum comentário:
Postar um comentário