PESQUISAR ESTE BLOG

Questão de Geografia - ENEM 2009 - Entre 2004 e 2008, pelo menos 8 mil brasileiros foram libertados de fazendas onde trabalhavam como se fossem escravos.

ENEM 2009 - Entre 2004 e 2008, pelo menos 8 mil brasileiros foram libertados de fazendas onde trabalhavam como se fossem escravos. O governo criou uma lista em que ficaram expostos os nomes dos fazendeiros flagrados pela fiscalização. No Norte, Nordeste e Centro-Oeste, regiões que mais sofrem com a fraqueza do poder público, o bloqueio dos canais de financiamento agrícola para tais fazendeiros tem sido a principal arma de combate a esse problema, mas os governos ainda sofrem com a falta de informações, provocada pelas distâncias e pelo poder intimidador dos proprietários. Organizações não governamentais e grupos como a Pastoral da Terra têm agido corajosamente acionando as autoridades públicas e ministrando aulas sobre direitos sociais e trabalhistas. “Plano Nacional para Erradicação do Trabalho Escravo” 
Disponível em http://www.mte.gov.br. Acesso em 17 mar. 2009 (adaptado) 

Nos lugares mencionados no texto, o papel dos grupos de defesa dos direitos humanos tem sido fundamental, porque 
a) negociam com os fazendeiros o reajuste dos honorários e a redução da carga horária de trabalho. 
b) defendem os direitos dos consumidores junto aos armazéns e mercados das fazendas e carvoarias. 
c) substituem as autoridades policiais e jurídicas na resolução dos conflitos entre patrões e empregados. 
d) encaminham denúncias ao Ministério Público e promovem ações de conscientização dos trabalhadores. 
e) fortalecem a administração pública ao ministrarem aulas aos seus servidores.

RESPOSTA:
Letra D.

As organizações que conscientizam os trabalhadores rurais tem um papel fundamental em comunicar as autoridades, como Ministério Público, sobre o trabalho escravo ainda presente no Brasil. Esse trabalho escravo se dá à partir da chamada servidão por dívida, onde muitos trabalhadores contraem dívidas em seu deslocamento para as fazendas, sendo obrigados a trabalhar em condições precárias para pagá-las.

Nenhum comentário: