PESQUISAR ESTE BLOG

terça-feira, 7 de junho de 2022

Questão de Filosofia - UEAP 2010 - Heráclito, que nos incita a isso investigar, considera necessárias as mudanças a partir dos contrários

UEAP 2010 - “Heráclito, que nos incita a isso investigar, considera necessárias as mudanças a partir dos contrários, dizendo ´caminho em cima e embaixo`, ´transmutando-se, repousa` e ´para os mesmos é pena sofrê-la e principia-la`.” (Plotino, Eneádas, IV, 8(6),1. Costa, Alexandre. Heráclito: fragmentos contextualizados. Rio de Janeiro: Difel,2002.)

“O rio incendiado de Heráclito 
fluichameja 
por todos os lados 
como verbum 
como ratio 
como mundo e mel 
amargodoce” (Herbert Emanuel, do livro Nada ou quase uma Arte. São Paulo: Ed. Scortecci, 1997.) O texto e o poema acima expressam algumas características do pensamento do filósofo pré-socrático Heráclito de Éfeso (séc. VI a.C). 

Com base na leitura dos mesmos e de seus conhecimentos de filosofia, marque a alternativa incorreta. 
a) Para Heráclito, a realidade está em constante mutação, só a mudança é permanente. 
b) A afirmação “ninguém se banha no mesmo rio duas vezes” foi atribuída a Heráclito e expressa uma das características do seu pensamento. 
c) A luta e a harmonia dos contrários são o que gera todas as coisas, segundo Heráclito. 
d) A filosofia de Heráclito está baseada na afirmação de que pensamento e realidade é uma mesma coisa, e que todo movimento é ilusão dos nossos sentidos. 
e) Para Heráclito, a guerra é o princípio harmonizador da realidade.

RESPOSTA:
Letra D.

Nenhum comentário: