PESQUISAR ESTE BLOG

quarta-feira, 13 de abril de 2022

Teste de Geografia: Quiz - Projeções cartográficas

1. Dependendo das propriedades geométricas presentes na relação globo terrestre/mapa-múndi, como podemos classificar as projeções cartográficas:
a) cilíndricas, cônicas, azimutais ou planas
b) conformes, equivalentes, equidistantes ou afiláticas
c) cilíndricas, cônicas, equidistantes ou afiláticas
d) conformes, equivalentes, azimutais ou planas

2. Dependendo da figura geométrica empregada em sua construção, como podemos agrupar as projeções cartográficas:
a) cilíndricas, cônicas, azimutais ou planas
b) conformes, equivalentes, equidistantes ou afiláticas
c) cilíndricas, cônicas, equidistantes ou afiláticas
d) conformes, equivalentes, azimutais ou planas

3. A mais conhecida projeção conforme é a de ____________, cartógrafo e matemático belga cujo nome verdadeiro era Gerhard Kremer.
a) Miller
b) Mercator
c) Berhmann
d) Mollweide

4. Nessa projeção parece que os continentes e países foram alongados nos sentidos norte-sul. Há uma distorção em suas formas, mas todos mantêm seu tamanho proporcional.
a) Projeção de Cassini
b) Projeção equivalente
c) Projeção azimutal
d) Projeção de Peters

5. Segundo o IBGE: “É uma projeção afilática (não é conforme nem equivalente nem equidistante) e pseudocilíndrica (não possui nenhuma superfície de projeção, porém apresenta características semelhantes às da projeção cilíndrica)”. Essa é a definição da:
a) Projeção de Robinson
b) Projeção de Peters
c) Projeção de Hobo-Dyer
d) Projeção de Lambert

GABARITO
01 - Letra A.
As projeções podem ser classificadas em conformes, equivalentes, equidistantes ou afiláticas, dependendo das propriedades geométricas presentes na relação globo terrestre/mapa-múndi.  

02 - Letra B.
Podem ser agrupadas em três categorias principais, dependendo da figura geométrica empregada em sua construção: cilíndricas (as mais comuns), cônicas, azimutais ou planas.

03 - Letra C.
O mapa-múndi de Mercator, no qual a Europa aparece numa posição central, superior e, por se situar em altas latitudes, proporcionalmente maior do que é na realidade, acabou se transformando no principal representante da visão eurocêntrica do mundo.

04 - Letra D.
Embora essa projeção não tenha rompido completamente com a visão eurocêntrica, acabou dando destaque aos países de baixa latitude, o que atendeu aos anseios dos Estados que se tornaram independentes após a Segunda Guerra Mundial (1939-1945) e que, nessa época, eram considerados subdesenvolvidos, situados em grande parte ao sul das regiões mais desenvolvidas.

05 - Letra A.
Essa projeção afilática não preserva nenhuma das propriedades de conformidade, equivalência ou equidistância, mas em compensação não distorce o planeta de forma tão acentuada como as projeções que vimos anteriormente; por isso, tem sido uma das mais utilizadas para mostrar o mundo em atlas escolares e mapas de divulgação.

Nenhum comentário: