Lista de Exercícios sobre Democracia Racial (01)
1 - UECE 2023/2 - Gilberto Freyre afirmava que a sociedade brasileira é embasada nesses dois extremos: a Casa-Grande e a Senzala. Tais extremos foram sendo constituídos em vários sentidos sociais de forma contraditória, porém, flexível e plástica. Uma vez que a formação brasileira não se processou no puro sentido da europeização ao entrar em contato com as culturas indígena e africana. A formação brasileira, insiste o autor, foi um “processo de equilíbrio de antagonismos”. Equilíbrio entre os Senhores de Engenho e seus escravos que teria ocorrido pela maneira como se deu a mestiçagem na história do Brasil. Os filhos e as filhas das índias com os primeiros conquistadores e das negras com os seus Senhores, os mestiços, teriam contribuído para este balanceamento equilibrado que foi fundamental para as relações étnico-raciais no Brasil. Esta concepção de equilíbrio entre a Casa-Grande e a Senzala de Freyre (2013) contribuiu para a concepção
A) do abolicionismo libertário.
B) da cordialidade brasileira.
C) da democracia racial.
D) do racismo estrutural.
2 - UDESC 2019 - Leia o trecho a seguir:
"Não existe democracia racial efetiva, onde o intercâmbio entre indivíduos pertencentes a raças' distintas começa e termina no plano da tolerância convencionalizada. Esta pode satisfazer as exigências do bom-tom, de um discutível espírito cristão e da necessidade prática de 'manter cada um no seu lugar'. Contudo, ela não aproxima realmente os homens senão na base da mera coexistência no mesmo espaço social e, onde isso chega a acontecer, da convivência restritiva, regulada por um código que consagra a desigualdade, disfarçando-a e justificando-a acima dos princípios de integração da ordem social democrática". (Florestan Fernandes, 1960)
Florestan Fernandes se refere à ideia de "democracia racial" que, durante um período, foi considerada constitutiva da identidade nacional brasileira.
Esta tese era caracterizada por:
a) pressupor uma miscigenação harmoniosa entre os diferentes grupos étnicos constitutivos da nação brasileira.
b) apregoar que representantes de todos os grupos étnicos deveriam ter representatividade política em âmbito legislativo.
c) promover a denúncia de práticas racistas contra negros, mulheres e indígenas.
d) reivindicar a instauração de processos e eventuais julgamentos dos responsáveis pelo processo de favelização nas grandes capitais brasileiras, a partir de fins do século XIX.
e) defender as candidaturas plurirraciais nos processos eleitorais, pós 1964.
3 - UEMA 2017 - A ideia da existência de uma democracia racial no Brasil foi desconstruída pelos estudos de Florestan Fernandes, sobretudo, em seu livro A integração do negro na sociedade de classes. Nesta obra de 1965, o autor argumenta que a democracia racial na sociedade brasileira é um mito na medida em que a abolição da escravatura libertou os negros “oficialmente”, mas não os incluiu na sociedade como cidadãos, mantendo, assim, a discriminação e a submissão da população negra aos brancos, permanecendo, portanto, as desigualdades sociais entre negros e brancos. A democracia racial no Brasil, de fato, ainda se constitui como um mito, identificado na fala cotidiana brasileira com expressões de preconceito racial, a exemplo de
a) “Vamos acabar com essa negrinhagem”; “serviço de preto”; “Respeito à diversidade”.
b) “Cabelo de palha de aço”; “Todas as pessoas nascem iguais.”; “Lápis cor de pele”.
c) “Nasceu com um pé na cozinha”; “Inveja branca”; “A primeira igualdade é a justiça”.
d) “Da cor do pecado”; “Ser diferente é legal”; “Não sou tuas negas”.
e) “A coisa tá preta”; “Cabelo ruim”; “Negro de alma branca”.
4 - UFT 2020 - A concepção de democracia racial no Brasil acaba por ocultar as discriminações sofridas diariamente pelos(as) negros(as) e indígenas, pois imaginamos uma sociedade em que brancos(as), negros(as) e indígenas convivem harmoniosamente e não há discriminação étnico-racial.
Assinale a alternativa CORRETA.
a) As desigualdades entre brancos(as), negros(as) e indígenas é histórica e podem ser verificadas pelos dados, por exemplo, de desemprego, renda e escolaridade.
b) Vivemos em um país democrático e sem nenhum tipo de distinção que provoque desigualdades.
c) Nascemos livres e iguais e depende dos indivíduos a conquista econômica, educacional e cultural.
d) Negros(as) e indígenas têm historicamente as mesmas oportunidades que os(as) brancos(as).
5 - UNICENTRO 2011/1 - A expressão “democracia-racial”, no contexto das relações étnico-raciais do Brasil pós-abolicionista, significa
a) um dos sinônimos de liberal-democracia, orientação política que vigorou nas duas primeiras décadas do século XX.
b) um projeto étnico-racial colocado em prática durante os governos de Getúlio Vargas.
c) um princípio político introduzido no AI-5, segundo o qual os direitos civis estariam associados às origens étnicas dos cidadãos.
d) uma formulação ideológica que dissimula a presença do racismo.
e) o pleno reconhecimento da existência de preconceito e de discriminação, no Brasil, baseados em questões étnico-raciais.
GABARITO
01 - C
02 - A
03 - E
04 - A
05 - D
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