PESQUISAR ESTE BLOG

sexta-feira, 2 de junho de 2023

Questão de Sociologia - UECE 2023/2 - Para Pierre Bourdieu, sociólogo francês, ao ignorar que as aptidões dos alunos não se devem somente aos “dons naturais”

UECE 2023/2 - Para Pierre Bourdieu, sociólogo francês, ao ignorar que as aptidões dos alunos não se devem somente aos “dons naturais” e méritos pessoais – os quais são, por vezes, hipotéticos – a escola transmite, por meio dos dispositivos pedagógicos que emprega, a cultura das classes dominantes. Todo ensino, e mais particularmente os ensinos de cultura e de ciências, pressupõem implicitamente um corpo de saberes, de saber-fazer e sobretudo de saber-dizer que constitui o patrimônio cultural das elites e que somente os estudantes mais adaptados a todo esse patrimônio é que conseguem mais chances de sucesso escolar – tirar notas boas, passar de série, ter êxito em vestibulares e concursos. E, de modo geral, os filhos das classes baixas e trabalhadoras não cultivam no âmbito familiar todo esse patrimônio cultural. Esta perspectiva de Bourdieu aponta como a escola, na verdade, não é de fato um instrumento democrático de mobilidade social, mas, ao contrário, pode exercer um papel crucial na legitimação do poder das classes dominantes sobre toda a sociedade. 

De acordo com o enunciado acima, é correto concluir que 
A) a força da herança cultural do ambiente familiar concede vantagens aos estudantes mais pobres. 
B) o sucesso em vestibulares está ligado à capacidade dos estudantes de romper com o mérito escolar. 
C) a escola como agente reprodutora da cultura das elites perpetua desigualdades sociais. 
D) os privilégios sociais das classes dominantes são questionados nas escolas pelo ensino elitizado de ciências.

RESPOSTA:
Letra C.

De acordo com o pensamento de Pierre Bourdieu e Jean--Claude Passeron, a escola é uma ferramenta que perpétua a estratificação social, reforçando as vantagens que as elites possuem sobre as camadas populares. Os conceitos de "capital cultural" e "violência simbólica" serão apresentados para podermos compreender como funciona esta dominação. Por fim, os filhos das elites levam vantagem sobre os alunos das camadas populares porque já possuem uma carga de conhecimentos e costumes que são constantemente reafirmados nos conteúdos escolares. Enquanto que as camadas populares passam por uma espécie de violência por não terem as suas identidades e representatividades expostas no ambiente escolar.

Nenhum comentário: