PESQUISAR ESTE BLOG

terça-feira, 13 de junho de 2023

Questão de Literatura - FDF 2016 - Narrado em terceira pessoa, o romance Memórias de um Sargento de Milícias, de Manoel Antônio de Almeida,

FDF 2016 - Narrado em terceira pessoa, o romance Memórias de um Sargento de Milícias, de Manoel Antônio de Almeida, apresenta um narrador que interfere junto ao leitor e, frequentemente, de forma sarcástica ironiza as situações vividas pelos personagens. Assim, indique nas alternativas a seguir, a que contém uma ironia. 
a) Tudo daí em diante foi burburinho, que depressa passou à gritaria, e ainda mais depressa à algazarra, e não foi ainda mais adiante porque de vez em quando viam-se passar através das rótulas da porta e janelas umas certas figuras que denunciavam que o Vidigal andava perto. 
b) Espiar a vida alheia, inquirir dos escravos o que se passava no interior das casas, era naquele tempo coisa tão comum e enraizada nos costumes, que ainda hoje, depois de passados tanto anos, restam grandes vestígios desse belo hábito. 
c) Gastava horas inteiras a contemplar o céu, como se só agora tivesse reparado que ele era azul e belo, que o sol o iluminava de dia, que se recamava de estrelas à noite. 
d) Mas a mantilha era o traje principal e mais conveniente aos costumes da época; sendo as ações dos outros o principal cuidado de quase todos, era muito necessário ver sem ser visto. A mantilha para as mulheres estava na razão das rótulas para as casas; eram o observatório da vida alheia.

RESPOSTA:
Letra B.

Nenhum comentário: