UECE 2023/2 - “A própria vocação do nobre lhe proibia qualquer atividade econômica direta. Ele pertencia de corpo e alma à sua função própria: a do guerreiro. [...] Um corpo ágil e musculoso não é o bastante para fazer o cavaleiro ideal. É preciso acrescentar ainda a coragem.”
BLOCH, Marc. A Sociedade Feudal. Lisboa, Edições 70, 1987.
No excerto acima, o historiador Marc Bloch apresenta características da sociedade feudal. Atente para o que se diz a seguir sobre as estruturas sociais, culturais e mentais da Europa Feudal.
I. A sociedade feudal era estamental, isto é, baseada em ordens de graus diferentes de prestígio e autoridade.
II. O Colonato era uma instituição de tradição germânica que ligava os chefes militares aos seus guerreiros por meio de obrigações mútuas.
III. A Igreja Católica pregava a divisão da pessoa em carne e espírito, sendo os homens associados ao espírito e as mulheres à carne.
IV. Os camponeses compunham a maioria da população e estabeleceram com os seus senhores relações de suserania e vassalagem.
É correto o que se afirma somente em
A) I e IV.
B) II e III.
C) II e IV.
D) I e III.
RESPOSTA:
Letra D.
Algumas características sobre a sociedade feudal são fundamentais para o conhecimento do aluno — se trata de uma sociedade estamental com quase nenhuma mobilidade social, cuja mentalidade e de certa forma condicionada pela Igreja Católica, há pouquíssima presença escrava, o trabalho é majoritariamente servil e baseada nas relações de dependência. Economicamente, o trabalho principal é rural, os feudos são autossuficientes, há pouca presença de moedas e o comércio se restringe à poucas regiões. Os camponeses eram maioria da população e viviam uma relação de vassalagem aos seus senhores. A sociedade era letrada, entendia o trabalho da alma e o centro do poder era a teologia e teleologia católica, ou seja, além dos dogmas, a ideia de que o mundo humano possuía um fim em si, salvar o home do juízo final (escatologia).
Nenhum comentário:
Postar um comentário