UECE 2023/2 - Sócrates assim diz no diálogo Fédon: “A alma utiliza às vezes o corpo para observar alguma coisa por intermédio da vista, ou do ouvido, ou de outro sentido. Observar algo através do corpo é fazê-lo por intermédio de sentidos. Então a alma é arrastada pelo corpo na direção daquelas coisas que jamais permanecem em si; e a alma se torna inconstante, agitada, e titubeia como se estivesse embriagada, por estar em contato com as coisas que nunca permanecem em si. Mas, quando a própria alma examina a realidade por si mesma, move-se em direção ao que é puro e sempre e imortal e do que se mantém de modo igual; e, sendo do mesmo gênero que ele, fica junto dele sempre quando lhe é possível. Por isso, ela cessa de vaguear e, na vizinhança desses seres dos quais falamos, passa também a manter-se de modo igual, pois lhe está próxima”.
PLATÃO, Fédon, 79c-d. 1972, p. 89. São Paulo: Abril Cultural, 1972a. (Coleção Os pensadores) – Adaptado.
Considerando a passagem acima apresentada, assinale a
afirmação verdadeira no que diz respeito à CONCEPÇÃO
DA ALMA em Platão.
A) Enquanto as coisas que a alma contempla são variáveis,
mutáveis e finitas, ela própria se mantém em si, pura e
imutável. Ela é o ponto parado do qual pode ser
observada a mutabilidade do mundo.
B) Há realidades que, por serem em si e por si mesmas,
não variam, não se modificam nem findam, mas a alma
dos homens sempre se modifica e varia. Assim, a alma
não consegue contemplar o em si e por si.
C) Quando a alma contempla o variável, mutável e finito,
ela se comporta de modo variável, mutável e finito.
Mas quando contempla o invariável, imutável e eterno,
comporta-se em conformidade a ele.
D) A alma é imortal, por isso ela não consegue contemplar
o mutável, variável e finito. Ela sempre e
necessariamente contempla as realidades invariáveis,
imutáveis e eternas. É o que Platão concebe como
verdade.
RESPOSTA:
Letra C.
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