PESQUISAR ESTE BLOG

segunda-feira, 13 de junho de 2022

Questão de Sociologia - UNIMONTES 2013/1 - O sociólogo brasileiro Ricardo Antunes define a “classe-que-vive-do-trabalho”

UNIMONTES 2013/1 - O sociólogo brasileiro Ricardo Antunes define a “classe-que-vive-do-trabalho” como a classe trabalhadora, que hoje compreende a totalidade dos assalariados, homens e mulheres que vivem da venda da sua força de trabalho e que são despossuídos dos meios de produção. Essa classe vem presenciando, nas últimas décadas, um processo multiforme de mudanças, cujas principais tendências indicadas pelo autor, são, EXCETO 
A) Com o declínio do binômio taylorismo/fordismo, vem ocorrendo uma redução do proletariado industrial, fabril, tradicional, manual, estável e especializado, herdeiro da era da indústria verticalizada de tipo taylorista e fordista. 
B) Uma tendência muito significativa e que se caracteriza pelo aumento do novo proletariado fabril e de serviços, em escala mundial, presente nas diversas modalidades de trabalho precarizado, são os terceirizados, os subcontratados, e outras formas assemelhadas. 
C) Há uma tendência expressiva no mundo do trabalho contemporâneo de diminuição significativa da participação feminina, que atingiu no passado mais de 40% da força de trabalho em diversos países avançados, e que tem atingido hoje níveis de diminuição nunca vistos. 
D) O mundo do trabalho atual tem recusado os trabalhadores herdeiros da cultura fordista, fortemente especializados, que são substituídos pelo trabalhador polivalente e multifuncional da era toyotista.

RESPOSTA:
Letra C.

Nenhum comentário: