UVA 2012/2 - O interesse da Inglaterra pela Independência da América Latina prende-se ao fato de que:
A) rompendo-se os laços com as antigas metrópoles, a Inglaterra poderia conquistar os mercados americanos com seu potencial industrial, apoiada pela doutrina do liberalismo econômico.
B) assim que esses países se tornassem independentes, a Inglaterra tinha a intenção de instaurar uma monarquia constitucional em cada um deles, nos moldes de seu tipo de governo.
C) embora os mercados latino-americanos não significassem nada, os ingleses pretendiam ajudar os movimentos de independência, pois eram movidos por sinceros sentimentos de liberdade e antiabsolutistas.
D) intervindo aqui (América Latina), a Inglaterra, potência industrial, pretendia tomar todos os portos e transformá-los em territórios ingleses.
RESPOSTA:
Letra A.
A Inglaterra em busca de um crescente aumento de seu mercado-consumidor possuía um forte interesse para o fim do escravismo e também para a efetivação de processos de independência na América. Interviu de forma direta e indireta em vários momentos. O Liberalismo defendido pela Inglaterra demonstrava que a mesma disputava o aspecto econômico acima mesmo de laços antigos que possuía com Metrópoles Europeias.
Nenhum comentário:
Postar um comentário